Como já disse no Making of - Parte 1 e no Making of - Parte 2, o meu blog é hospedado no github pages. E não é só o meu, mas vários, um que está fazendo muito sucesso agora é o blog do Fernando Daciuk, que é feito no Hexo, mas também hospedado no github pages.

Ou seja, esse processo é para qualquer tipo de site feito no github pages, através de qualquer ferramenta!!

O processo engloba 3 etapas muito fáceis e rápidas:

1 - Subindo para o Github Pages

Para subir os arquivos para o Github é bastante simples, mas para isso você precisa ter o Git instalado na sua máquina. Teste o comando git na sua máquina, se ele disser que o comando não existe, faça o download e instale, se ele mostrar a possibilidade de comandos, quer dizer que está instalado =)

Outra dependência é que você cadastre uma conta no Github. Tendo isso pronto, é só seguir os seguintes passos:

Passo 1: Crie um repositório

Imagem mostrando como se cria um repositório

Para que funcione no branch master, você precisa criar utilizando o seunomedeusuario.github.io, no meu caso ficou willianjusten.github.io.

Imagem mostrando como se cria um repositório

Passo Final:

# Iniciar um repositório git na pasta do projeto
git init

# Adicionar todos os arquivos
git add -A

# Commitar os arquivos
git commit -m "Commit Inicial"

# Adicionar o repositório remoto
git remote add origin https://github.com/seunomedeusuario/seunomedeusuario.github.io.git

# Subir seu lindo blog
git push -u origin master

Com esses passos o seu Blog já está no Github Pages e se tudo estiver certinho em 20-30 minutos você já pode acessar através da url seunomedeusuario.github.io.

2 - Comprando um domínio e direcionando o DNS

Existem vários lugares para se comprar domínio, principalmente dependendo do domínio que você queira comprar. Aqui eu irei falar do mais comum, que é o domínio .com.br.

Para comprar um domínio .com.br você pode utilizar o Registro.br. Abrindo o site, você tem uma ferramenta para verificar se o domínio desejado está livre ou não.

Imagem mostrando a Home Page com a ferramenta de analise de domínios

Tendo o domínio livre, basta fazer o registro do domínio e aí lhe serão dadas algumas opções de pagamento, quanto mais anos, maior o desconto no valor final. Após seguir todos os passos, você terá acesso ao painel daquele domínio e poderá ir nas opções de DNS.

Imagem indicando a opção de DNS

Clicando para editar a zona de DNS, você terá que criar 2 A record e um CNAME, conforme a imagem abaixo. Caso tenha alguma outra dúvida, existe o link oficial do github falando sobre.

Zona de DNS

Lembrando que onde está o meu domínio, você precisa mudar para o seu domínio desejado e o CNAME precisa ser o link do repositório do github.

Feito isso fica faltando somente mais uma etapa.

3 - Criação do arquivo CNAME

Esse é molezinha, basta criar um arquivo CNAME (precisar estar maiúsculo). E dentro deste arquivo, você irá colocar o seu domínio próprio, um exemplo é o meu CNAME lá no github. Lembre-se de não colocar protocolo e nem www.

Feito tudo isso, basta esperar um tempinho até o DNS propagar e tudo show de bola =)