A história por trás do meu curso de React Avançado

As primeiras ideias do curso, desistências, saída da Toptal e reinicio de tudo!

Introdução

Fala pessoal, há algum tempo eu venho falando sobre um novo curso que eu estava preparando junto com meu amigo Guilherme Louro e design do Marcos Oliveira.

E hoje nós estamos finalmente lançando o módulo 1 do curso! E como assim só o módulo 1? Bom, a ideia é que seja um curso mais vivo, com mais participação dos alunos e também um curso bem maior do que os outros.

No site do curso nós falamos sobre todos os módulos e eu também gravei um vídeo explicando ainda mais sobre todos os detalhes. Aproveita e vai lá no site do curso que tem descontão!

Se você estiver interessado na criação do curso e os altos rolês que aconteceram, segue comigo aqui embaixo. Enquanto lê, aconselho a ouvir o novo album do Tycho, é um som chillwave perfeito para relaxar, programar e tudo mais que puder imaginar, eu sou apaixonado demais pela sonoridade!

Prelúdio do curso

A ideia de criar esse curso vem desde quando criei o curso de GatsbyJS, ou seja, por volta de Agosto/Setembro de 2019 eu já estava pensando e querendo fazer esse curso.

No curso de Gatsby, eu ensinei a fazer um blog como o meu e a colocar ele em produção. Desde então tiveram muiiiitos novos blogs surgindo por aí, alguns sem quase nenhuma modificação, outros completamente diferentes. Mas o mais importante, o povo estava feliz de estar colocando algo em produção

Um curso mais próximo do real

Assim como todo mundo, eu também consumo vários cursos e livros, em todos os cantos possíveis. E uma das coisas que sempre me frustrou foi ver cursos interessantes, mas que sempre me davam a sensação de terem "acabado pela metade" ou não serem parecidos com os cenários reais.

Muitos não ensinam com testes, outros não ensinam como criar o código para produção, outros não ensinam como fazer o deploy de fato. E, com isso, por mais que fossem cursos muito bons, acabavam criando essa sensação de "falta alguma coisa".

Foi aí que eu pensei em fazer um curso que fosse realmente de ponta a ponta. Desde a escolha das ferramentas, onde aprendemos para que serve e o porquê de escolhermos, até criação do código para produção, com boas práticas, testes e tudo mais que fosse necessário. E por fim, o deploy também, porque nada mais frustrante do que criar algo e não saber como colocar isso para que os outros vejam.

Primeiras ideias, desistências e problemas

Quando eu resolvi criar esse curso, a primeira coisa que eu tinha em mente, é que eu não queria fazer ele sozinho. Eu queria fazer com mais alguém, para que tivessem mais discussões e que por mais que fosse um "time pequeno", ele se aproximaria de coisas reais, como diferentes cabeças/pensamentos. E foi por isso, que desde o início eu chamei o Guilherme para trabalhar comigo. Nós já fizemos muita coisa juntos, ele já me ensinou para caramba e era uma oportunidade para discutir mais.

A primeira ideia era um "Cartola da NBA", onde as pessoas iriam poder apostar nos times de acordo com as partidas e teriam os rankings e etc. Mas como é uma algo sazonal (tem meses sem jogos) e também não tem tanta gente que conhece/entende o funcionamento das partidas/playoffs, a gente acabou desistindo dessa ideia. Depois tiveram outras ideias aqui e ali, mas nada muito sólido infelizmente.

Foi aí que eu tive que fazer uma viagem pela Toptal para a Espanha e consequentemente as ideias do curso foram pausadas. Logo depois eu já engatei numa viagem para Itália/Suiça com objetivo de fotografar e só retornei ao Brasil no final do ano. Por causa disso, sequer discutimos e o projeto ficou engavetado por um tempo.

Saída da Toptal

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro eu estava em alguns projetos da Toptal, mas estava bastante desanimado, não eram projetos que eu estava muito feliz e eu queria criar meus cursos, meus posts para o blog.

Conversei com meu gestor dizendo que estava desanimado e já querendo sair mesmo, ele disse para me acalmar, pensar melhor e me ofereceu um outro time/projeto para eu participar. Fiquei o mês inteiro de Março nesse novo projeto, que tinha um prazo absurdo, mas com ajuda de todo o time, nós conseguimos entregar exatamente no prazo, foi bom ter essa sensação de dever cumprido, mas ao mesmo tempo eu já não queria mesmo trabalhar para ninguém, pelo menos por um tempo. Foi aí que no dia 1 de Abril, eu saí da Toptal (e nem era de mentira!).

Foco total e novo integrante!

Assim que eu saí da Toptal, eu decidi que iria voltar a criar mais coisas, mais conteúdo e sim, eu iria fazer um curso legal!

Uma das primeiras coisas que eu fiz, foi "renascer" o meu canal do YouTube para começar a testar novos estilos de vídeo e conteúdo. Passei a conversar muito mais no Slack dos Alunos e até brincava sobre a Toptal estar atrapalhando o meu trabalho. Fiz até aposta com aluno (Alô Bruno Melo, tá pago?)

E, claro, eu comecei a repensar no curso e a ideia de fazer um Ecommerce de jogos veio quase que na hora! Faz pouco tempo eu comprei um PC e passei a usar a Epic Games (que apesar de bonita é horrível) e também a Steam (que apesar de funcional é feia que dói).

Eu conversei com o Guilherme e ele topou a ideia, apesar de nós dois não gostarmos muito de fazer ecommerce, é um projeto muito procurado e bastante real. Começamos pensando no que poderia ter, imaginar umas telas e então, do nada, o Marcos Oliveira mandou a seguinte mensagem no twitter:

Marcos falando: Opa! Fala Willian beleza? Cara, acompanho seu trabalho há algum tempo e você com certeza é uma das pessoas que me inspira como dev, obrigado por todo o material que você produz, de verdade, é sensacional! Hoje entrei no teu blog pra me atualizar com os últimos posts que você fez e me veio uma ideia! Se eu pudesse de alguma forma retribuir tudo que aprendi nesses anos que te acompanho. Pensei de repente, se você me autorizasse obviamente, fazer um redesign do seu blog, uma logo bacana + ui bem clean. Isso obviamente se você achar legal, se você estiver contente com o blog hoje, não teria pq um redesign, mas ofereci mesmo como uma forma de retribuir tudo que aprendi contigo. Willian respondendo: Opa, pow, fico muito agradecido pela proposta e acho foda demais! Mas se num for pedir mt, mas já pedindo. O meu blog eu mudei tem tipo 1 ano, acho que pode durar mais, até pq não sei se vou ter tempo de mexer nele. Mas eu to iniciando a ideia de um curso, que é para ensinar como criar um ecommerce com ReactJS, Next, Strapi, testes e outras coisas mais. Se tu me ajudasse na ideia do layout dessa parada, ajudaria muita coisa. E bom, não seria de graça tb, vamos conversar para vc dar seu valor

O cara me mandou uma mensagem as 2 horas da manhã, não teve jeito, tive que chamar para participar da ideia e ele topou!!!

Criação de um branding e conversas

No momento que o Marcos entrou no time, eu me empolguei, pois o curso estava cada vez mais se materializando e seria ainda mais real do que eu sequer imaginava! Afinal de contas, agora teríamos um layout feito por quem entende de design, já que eu e o Guilherme até brincamos aqui e ali, mas enquanto eu não sei desenhar nada, o outro é daltônico ahhaha

O Marcos começou a fazer as mágicas dele lá, enquanto eu e o Guilherme fomos pensando na estrutura do código e definindo features e outras coisas mais. Quando ele nos mostrou a logo, foi paixão a primeira vista.

4 imagens, a superior esquerda mostrando a logo (um controle curvilineo com a palavra won ao lado. A superior direita: mesma imagem do controle, agora explicando que é uma mistura da letra W com um controle. Imagem inferior esquerda: a tipografia utilizada na logo Nixmat. Imagem inferior direita: a paleta de cores, envolvendo 4 cores.

Ansiedade mais de 8000 e mudança na estrutura

Veggeta do Dragonball Z destruindo seu óculos e dizendo que é mais de 8000

Eu estava extremamente ansioso e já queria logo falar para os alunos do projeto! E fui logo dizer as boas novas no Slack, mas ao fazer isso, eu acabei criando uma cadeia de ansiedade nos outros também!

Mas o curso estava só começando a criação, faltava (ainda falta) coisa para caramba! E então eu fiquei pensando, o que eu faço agora? Não posso simplesmente dizer que só vou lançar daqui 5-6 meses, pessoal vai ficar triste/desacreditado.

Foi daí que eu conversei de novo com o Guilherme e tivemos essa ideia de lançar o curso mesmo em andamento. Assim nós poderíamos ir criando o conteúdo, ao mesmo tempo que o pessoal vai consumindo. Confesso que preciso controlar minha ansiedade quase que todos os dias, e os próximos meses serem intensos, mas vamos que vamos.

Mais crises de ansiedade e inseguranças

Já tem tempo que eu crio cursos, mas esse é o primeiro curso que eu faço com um escopo tão grande e com essa duração bem maior (lançando por módulos a cada mês e tudo).

E por causa disso, já me bateram diversas crises. Fico direto me perguntando se vocês vão gostar, se num vai ser simples demais e vocês vão reclamar, se vai dar tudo certo, se eu vou cumprir todos os prazos direitinho.

Direto eu me confidencio com alguns amigos que me apoiam e falam para eu ficar calmo, mas essas sensações de me sentir um impostor sempre aparecem.

Noite passada eu me senti péssimo por ter tido esse atraso de 1 dia da Udemy e era 4h da manhã e eu estava no suporte reclamando com eles (parece que deu certo né?).

Enfim, por essas várias coisas, eu considero esse como um dos cursos mais importantes para mim até hoje e eu espero que ele seja bastante legal e importante para todos vocês também.

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer ao apoio de todos, desde quando eu comentei sobre o desejo de fazer esse curso, vários vieram me incentivar e dizer o quanto gostam do meu conteúdo e o quanto confiam no sucesso desse novo curso.

Cada retweet, mensagem, like, inscrito em algum canto, já é uma mensagem para continuar me encorajando a criar conteúdo, que é o que mais gosto de fazer, então fica aqui, meu muito obrigado!