Introdução

Faaaaala pessoal, estou muiiito feliz com tudo que passei lá em Porto Alegre e então resolvi fazer um post sobre todas essas coisas. Já aviso que esse não será um post review sobre as coisas do evento, acho que já terão vários desses posts e inclusive que poderão ser até mais detalhados, visto que fiquei nervoso antes da minha palestra e posso ter perdido vários detalhes.

Eu vou separar o post entre antes, durante e depois da BrazilJS no meu ponto de vista e meus acontecimentos, acho que vai ser legal.

Para não perder o costume, vou ouvindo Madeon, música eletrônica bem maneira =)

Antes

Envio do Call for Papers e Resposta

Eu acompanho sempre as coisas da BrazilJS, principalmente a Weekly, onde já tiveram vários posts meus lá indicados até por outros. Em um dia, eu vi que tinham aberto o Call for Papers para a BrazilJS e eu fiquei pensando bastante se mandava ou não. Já tive a felicidade de palestrar em vários eventos, mas como todo mundo sabe, a BrazilJS é bem grande e com muitas palestrantes bons lá de fora. Mas depois de ficar pensando bastante, eu me perguntei, por que não? Eu já tinha comprado as passagens e o ingresso, então eu já ia de qualquer maneira mesmo xD

Eu já estava brincando com algumas coisas de Audio Visualization e imaginei que seria um assunto legal para ser falado, já que nunca tinha visto nada parecido no Brasil. Já tinha visto uma palestra do Shiota criando música com o RetroJS, mas nada muito visual, então quis experimentar. Para a felicidade do meu amigo Márcio Ribeiro, que é vidrado no assunto.

Bom, eu enviei sei lá quando, mas fiquei meses sem receber resposta. Como toda pessoa ansiosa, logo que eu enviei, fiquei umas semaninhas pensando e esperando, como não veio nada, já tinha aceitado que não tinha rolado. Quando o Jaydson me mandou um email falando que tinham gostado do meu tema e perguntando se eu queria me juntar, nossa, eu pulei de alegria!

Imagem dos emails trocados com o Jaydson

Montagem dos slides e vôo

Eu confesso que estou num momento super embolado, estou prestes a me mudar, também terminando um projeto com um amigo, além de ter palestrado direto em Julho e Agosto. Então, como todo brasileiro, eu fui deixando os slides para a última hora. Como eu sou muiiiito chato com conteúdo, fiz e refiz meus slides várias vezes. É um tema que eu gosto bastante, então tinha tantos exemplos para colocar, mas que ao mesmo tempo eu achava que ficaria massivo…

Enfim chegou um dia antes de eu embarcar e como eu sou de Petrópolis, combinei com um amigo que iria ficar na casa dele, porque meu vôo ia ser 6:30 da manhã. Mas, é claro que não foi bem assim, meus amigos que iam voar junto comigo resolveram sair para comer, e acabamos encontrando outros 2 amigos devs também, resultado? Ficamos jogando sinuca e conversando até super tarde e praticamente fomos virados para o aeroporto. Lá tivemos uma pequena parada para capturar um Sandslash (faz parte né xD) e então embarcamos! Segue foto minha e dos meus amigos, Jonas Mendes e Gabriel Godoy.

Eu e meus 2 amigos no avião

Chegada e Teste dos slides

Cheguei na quinta bem cedinho e fui recepcionado pelo Jaydson com um micro-ônibus para me levar ao hotel junto com meus amigos, foi ali que começou a cair a ficha que eu ia palestrar no maior evento de Javascript do mundo! Ficamos um pouco no hotel e fomos almoçar numa churrascaria SUPER BARATA e que recomendo chamada Giovanaz (dicas do will para turistar =p).

A tarde teve uma coletiva lá no shopping e também deu para testar o projetor e o som, para saber como iria ficar. E…deu TUDO errado! O contraste estava muito ruim nos slides, não dava para ver praticamente nada, o tamanho também tinha dado erro e cortado algumas coisas, confesso que fiquei bastante nervoso e triste. Eu só fiquei um pouco mais feliz, pois quando eu comecei a passar pelos exemplos com música, o Jake Archibald saiu correndo de um ponta até perto do palco para ver o que estava rolando, isso foi super legal <3

Mas, como nem tudo são flores, eu precisava voltar para o Hotel e refazer todos os slides que estavam ruins (90%), só que o pessoal todo tinha combinado de sair e conhecer um pouquinho da cidade, mas eu sabia que se eu não ficasse refazendo, o dia seguinte ia ser um desastre. Falei para os meus amigos que não ia dar para sair, aí que o Jonas Mendes e o Márcio Ribeiro ficaram comigo no hotel ajudando a refazer e ainda dando opiniões do que podia mudar, ficamos até muito tarde fazendo isso, mas no final de tudo, já estávamos rindo e eu estava bem aliviado que aparentemente estava tudo bom.

Durante

O evento estava um pouco atrasado e eu já estava bem nervoso/ansioso, já tinham tido palestras muito legais pela manhã, em particular a palestra do Jake Archibald, que para mim, foi uma das melhores do evento. Também teve a palestra da Ruth, que falou sobre o tema música também, mas que infelizmente uma das Demos tinha dado um probleminha, o que só me deixou mais nervoso, pensando se tudo iria funcionar mesmo.

De repente, o Jaydson sobe no palco e me chama, nossa, ver a galera toda lá, tava beeem cheinho, galera lado a lado nas arquibancadas e no chão também, bateu um baita de um nervosismo. Mas eu pensei, tá tudo certo e você vai falar de algo que ama, a galera vai curtir. E foi isso, foram 30 minutos que ao mesmo tempo que pareceram uma eternidade, quando acabou, eu pensei que tinha sido curto demais!

Ter visto a galera rindo dos meus exemplos e das minhas piadas bobas foi só me dando mais confiança e o barulho que geral fez no final, foi INCRÍVEL! Para quem não estava lá, segue um amostra de como foi, mas multiplica o som e eco por umas 10x.

E para assistir a apresentação inteira, só seguir nesse link, já no tempo marcado. Os slides também estão aqui.

Depois

Tweets e carinho

Sabe quando você sente que saiu um peso enorme das costas? Foi exatamente isso, não que era um peso ruim, mas era uma ansiedade muito grande de apresentar, depois de ter falado e principalmente por ter sido bem recebido, nossa, aliviei muito e fiquei super feliz!

Eu saí do palco com 10% de bateria no celular e com tantas notificações, que eu sabia que seria impossível ler tudo antes de acabar a bateria, consegui conectar rapidinho no Mac e fui lendo várias mensagens de carinho, tanto de amigos, como de pessoas que eu não conhecia, mas que gostaram da palestra. Tiveram fotos lindas e até tweet em espanhol! Separei alguns que curti <3

Além dos tweets, tiveram várias pessoas que me pararam para conversar e até mostrar seus projetos, uma coisa mais fantástica que a outra!

Lançamento do Curso

Banner curso

Durante o evento, eu também lancei a pré-venda do meu mais novo curso, que será sobre Javascript com TDD na prática, ainda estou fechando a ementa e preparando bastante coisa legal, mas já queria lançar no evento e por isso eu botei um desconto de 50% para as pessoas que já me conhecem e vem me apoiando aí =)

Para quem quiser já aproveitar a oportunidade, a pré-venda está disponível nesse link.

Agradecimento no Aeroporto

E para finalizar, eu gravei um vídeo rapidinho agradecendo todos vocês, diretamente do aeroporto de Porto Alegre, assiste aí =D