Introdução

Faaaaaaaala pessoal, primeiro de tudo, um Feliz 2016 para todos! Que grandes coisas aconteçam para todos e que seja um ano de muitos projetos, crescimentos pessoais e profissionais. Queria também agradecer o carinho de vários de vocês =)

Vou ouvindo uma playlist super super calma chamada ChillStep enquanto escrevo esse post, mas na criação desse novo visual, eu ouvi muito as playlists comemorativas de Star Wars, em especial a do Finn, que é composta de Indies, minha paixão <3

Bom, como eu havia falado no post passado, eu estava preparando um visual novo para o site e esse post vai servir para falar um pouco desse processo, minhas viagens em busca do novo visual, algumas coisas que necessariamente precisavam ter, outras que eu queria manter, enfim, uma salada mista de inspirações e a concepção de fato.

Eu sempre fui uma pessoa muito curiosa para saber como certos designs foram pensados e criados, então acho que esse meu post vai servir para essas pessoas curiosas assim como eu.

Blog antigo

O Blog anterior se destacava pela simplicidade nos elementos e cores, tendo como o maior destaque o azulão escolhido para estampar os grandes headers do blog. O azul ficou tão “forte” na cabeça de algumas pessoas, que teve gente que chamava até de “garoto do blog azul” né ahuahua

Home do Blog antigo

E os posts também ocupavam uma área relativamente grande, com a data num destaque muito grande.

Posts do Blog antigo

Características Básicas

Se quiser saber um pouco mais da construção dele, tem os posts Making of - Parte 1 e Making of - Parte 2

Blog Novo

Tendo já as características do blog antigo, algumas coisas eu decidi permanecer, como o uso do Jekyll, Gulp e Stylus. Ele agora tinha de seguir as seguintes regras também:

Desenhos!

Tendo mais ou menos uma ideia das características, eu sempre faço uns rabiscos bem vagabundos disso, eu ainda sou daqueles que funciona bem colocando coisas no papel e no quadro.

Ps.: não sou designer, então não espere nada bom ahuahuahua

Rabiscos do novo blog

Meu processo de desenvolvimento é fazer os wireframes no papel e já converter em código, nada de Photoshop, Illustrator ou etc. Até porque não tenho paciência… Então, em posse de alguns desenhos, eu comecei já a desenvolver os componentes.

Como você pode ver pelos desenhos e pelo oficial, muita coisa mudou! E é para ser assim mesmo, experimentações são importantes. Eu vou detalhar os novos elementos e o que eu pensei para cada um deles nascer.

Criação de Tarefas

Board de tarefas

Para otimizar meu tempo e organizar as ideias da cabeça, eu gosto de trabalhar com método de Kanban, tendo pequenas tarefinhas a fazer. Então a primeira coisa que eu fiz depois de pensar no layout, foi separar tarefa por tarefa. Com as tarefas em mãos, comecei o trabalho nos componentes!

Header Fixo

Como um dos objetivos era já mostrar informação desde o início, não cabia mais ter um header enorme só com meu nome. Para isso, imaginei um header/navbar bem simples, em que contivesse meu nome e os elementos de menu e search. Só que como meu nome é relativamente grande, para que nada quebrasse em dispositivos mobiles, eu resolvi usar só as iniciais do meu nome em resoluções menores, ficando assim:

Header do novo blog

Para fazer isso foi bastante simples, eu usei o seletor :after no meu link a, para adicionar conteúdos diferentes de acordo com a resolução.

&:after
    transition all .4s
    content '</> WJ'
    +above(cut)
        content '</> Willian Justen'

O código está em Stylus e aquele comando +above(cut) é uma feature do Rupture, que ajuda bastante para trabalhar com media-queries sem ter que escrever muita coisa.

Cards de Post

Cards do novo blog

Como o objetivo era entregar mais conteúdo de uma vez só e ter mais organização, resolvi remover aquela lista, que entregava só 3 posts numa tela com resolução alta, por cards de 3 em 3, assim, no mesmo espaço de tela, eu consigo entregar 9 posts!

Anotomia do Card

Cards do novo blog

Talvez um dos elementos que eu mais fui modificando com o tempo, mas que curti o resultado final. Dentro do card temos o básico, que são data, título, descrição e tags. Mas para facilitar a organização das coisas, resolvi criar a categoria principal, que no caso do card acima é Miscelânia. Cada categoria também tem sua cor principal, que é responsável por mudar TODOS os elementos do site para a cor em questão.

Exato, se você entrou no blog por essa página, você está vendo tudo verde, devido a categoria em que o post está, mas se fosse um post de outra categoria, todas as cores também iriam mudar.

Mobile-first para os cards

Desde o primeiro blog, o objetivo foi entregar a melhor experiência para qualquer tipo de tela, com isso, tudo foi pensado no Mobile-first. Para isso, eu utilizei flexbox na construção dos cards, para que eles ficassem assim:

Cards do novo blog

Para ter isso, foi tão fácil, que tenho até vergonha de falar, já que eu pensava que flexbox era mais difícil e talz. Mas as linhas foram:

.flex-grid
    display flex
    flex-flow row wrap

.box-item
    flex 1 0 300px

O .flex-grid foi responsável só para ser o container flex dos cards, utilizando a propriedade display flex. Já o flex-flow row wrap, serve para dizer a direction dos elementos, no caso em coluna e o wrap para dizer como eles vão se comportar empilhando e diminuindo/aumentando.

Já no .box-item, eu defino que eles terão o flex-basis no valor de 300px, o valor 1 é para o flex-grow, assim eu digo para que os elementos ocupem todo os espaço que puderem e se comportem igualitariamente.

Se você quiser entender mais de flexbox, acesse os seguintes links:

Interação no Scroll

Para os cards não aparecem “duros” no scroll, eu resolvi aplicar uma leve animação neles. Essa animação foi inspirada nesse post do Codrops, lá eles utilizam o Masonry e coisinhas a mais, o que eu precisava era só a interação no scroll, então fiz minhas devidas modificações.

Eu ia fazer um gif mostrando a animação, mas acho que é melhor você testar por si, vai lá na Home, faça o scroll e veja por si mesmo =p

Organização

Uma das tarefas era essa, organizar mais o meu blog, para que tantos os novatos do blog, quanto os mais antigos, conseguissem saber logo de cara qual seria o assunto em destaque abordado e também para que pudesse filtrar por aquilo que realmente lhe interessam.

Pensando nisso, eu criei algumas categorias como:

Para acessar qualquer uma das categorias em específico, basta clicar no ribbon no canto superior do card, segue exemplo da página de js.

Página de Post

Talvez a página que menos mudou, mas também mudou! Ela agora possui o header fixo que vem da home, já com as cores devidamente modificadas. O header ganha a cor de sua categoria principal e a fonte agora possui uma leve sombra flat e já não é mais Uppercase.

Home Post do novo blog

Todas os destaques de texto também passam a receber a cor da categoria, além dos links mudarem para agora uma borda dashed, com um hover background suave.

Post do novo blog

Cores (Update)

Para que as categorias tivessem suas respectivas cores, eu fiz o seguinte, separei todos os elementos de cor num arquivo chamado _theme-colors.styl, criei um objeto tendo categoria-cor e então iterei a partir de um elemento pai, para que ele fosse modificando todas as cores. Segue um trecho do arquivo de cores:

/* Aqui eu defino os temas e cores */
themes = {
    post-jekyll: #B31917,
    post-css: #2DA0C3,
    post-js: #D6BA32,
    post-html: #EB7728,
    post-svg: #7D669E,
    post-dev: #637a91,
    post-misc: #7AAB13
}

/* aqui eu faço a iteração, tendo o elemento pai
 o nome do tema */
for theme, category-color in themes
    .{theme}
        .title-category
            color category-color
        .post-content
            h1,h2,h3,h4
                color category-color
            a
                color category-color
                border-bottom 2px dashed category-color
                &:hover
                    background-color category-color
                    color #fff
            strong
                color category-color
            p,
            li
                code
                    color category-color
            blockquote
                border-left .313rem solid category-color

Conclusão

Bom pessoal, esse é o visual do Blog 2016, espero que tenham gostado, peço feedback de todos para saber o que posso melhorar ou até se odiaram o novo visual e querem que eu volte para o antigo mas eu não volto não =p