Introdução

Faaaaala pessoal, como um objetivo de escrever mais nesse ano de 2019, vou começar com um post inspirado em um outro post. O post em questão é o Things I don’t know as of 2018 do Dan Abramov.

Para quem não sabe, o Dan Abramov é o co-criador do Redux, Create React App, mantenedor do React e vários outros projetos. O cara trabalha no Facebook e ainda é uma grande referência para trabalhos na comunidade, ou seja, o cara é muito bom!

Só que uma coisa super normal é nós pensarmos que pessoas como ele, sabem de tudo. Mas isso não é uma verdade e ele mostrou bem disso no post.

Quando eu vi o post, fiz questão de ler e retweetar, pois sei que muitas pessoas acabam se sentindo mal por não saber X ou Y. E imaginei que um post desses poderia ajudar a refletirem. E aí nesse retweet, recebi o seguinte pedido:

Então, aqui estou eu, é claro que eu não sou mundialmente famoso igual ao Dan, mas já fiz uma coisa ou outra e tenho vários leitores, sendo um post em português, pode agregar mais um pouco também e ajudar nessa reflexão =)

Enquanto vou escrevendo esse post, vou ouvindo uma playlist chamada Lounge Soft House, só instrumentais calmos e relaxantes, perfeito para iniciar esse ano de 2019! E vamos logo ao que importa!

Coisas que eu não sei

Se fosse para escrever tudo que eu não sei, o post iria ao infinito, então vou marcar algumas coisas que talvez as pessoas achem que eu sei ou que acham que é fundamental saber para ter uma carreira como a minha e na realidade nem é estritamente necessário.

Gramática em Inglês

Pera aí Willian, mas você trabalha numa empresa americana e fala em inglês todos os dias! Como assim não sabe gramática?

Pois é galera, eu sei me comunicar, hoje eu diria que falo até bem, mas meu aprendizado consistiu muito em prática e vivência. Se você me perguntar a diferença entre Present Perfect e Present Continuous, vou te falar que já vi isso aí, mas lembro não =p

Edição de Vídeo

Apesar de fazer tudo na criação dos meus cursos, onde inclui edição. Eu sei somente o básico de recortar pedaços ruins, juntar com outros, adicionar umas pequenas transições e só. Aquelas vinhetas super maneiras que os gringos tem nos cursos deles, eu não sei nem por onde começar.

Comandos Unix e Bash

Assim como o Dan, eu sei ls, cd, algumas coisinhas menos básicas como uso de grep para logs, mas meu conhecimento para por aí. Não espere de mim aqueles scripts super elaborados e bem feitos.

Windows

Pode parecer bizarro, mas eu sou horrível no Windows. Não é ser hater nem nada, mas eu não uso Windows fazem anos e com isso, eu não sei mais nada do sistema. Quando alguns alunos enfrentam problemas no prompt de comando, eu sempre peço ajuda para outros alunos que usam o Windows, porque é algo bem fora do meu conhecimento. Estou até cogitando instalar uma VM para testar algumas coisas e não ficar tão ruim para dar suporte aos meus alunos.

Expressões Regulares (Regexp)

Eu sou péssimo com isso! Na real, eu odeio! Sei que tem suas utilidades e salva várias vezes, mas eu simplesmente não consigo fazer entrar na minha cabeça. Graças a Deus que temos o Regex 101 para fazer os testes, sem essa ferramenta, eu seria um completo leigo.

PHP

Foi a primeira linguagem web que eu tive contato, mas meu contato foram com uns códigos super gambiarrados feitos por aquele patrão que diz saber mexer em código…

Se eu precisar fazer qualquer coisa hoje nessa linguagem, eu precisaria ler tudo do zero, pois não sei uma boa prática, muito menos os frameworks, como o Laravel.

Linguagens de baixo nível

Eu fiz C/C++ na faculdade e tive um pouco de Assembly também, mas são coisas que eu não uso no meu dia-a-dia, então eu não me lembro de praticamente nada.

Docker

Eu sei +ou- para o que serve, já vi gente usando e só. Nunca fui além da instalação para começar aprender, mas aí nem estudei que vergonha xD.

Devops/Deploys, etc.

Se for um deploy de uma aplicação simples para um Netlify da vida, eu sei fácil. Mas coisas como existem na Toptal, com vários processos e automatizações, não sei nadinha. Só agradeço pelas mágicas que acontecem e fazem tudo funcionar.

React Native/Ionic ou qualquer outra coisa mobile

A única coisa que fiz foram tutoriais, nunca fui além disso, por mais que sejam coisas interessantes e que pretendo ver mais esse ano.

Vue.JS e Angular Novo

O famoso “Nunca vi, nem comi, só ouço falar”. Exatamente, eu nunca sequer fiz um tutorial ou li sobre. No meu trabalho eu nunca tive necessidade de aprender e na vida pessoal, meus projetos sempre foram com React ou JS puro. Como o Lfeh diz e eu sigo a mesma filosofia:

Conclusão

Enfim galera, como eu disse, poderia passar o dia inteiro escrevendo sobre coisas que eu não sei, mas poderia se tornar chato também. O importante é que eu não sei várias coisas, mas sei outras também, que são suficientes para o meu cargo atual e também me permitem passar o pouco do que sei para outros.

Não há problema nenhum em não saber todos os 1298319028 frameworks JavaScript ou todos os tipos de algoritmos do mundo. O importante é você saber o necessário para o seu trabalho e claro, querer sempre melhorar e aprender coisas novas, mas tudo a seu tempo.

Não adianta querer aprender um milhão de coisas de uma vez só, no final você vai acabar se frustrando de não ter conseguido tudo que queria. Minha dica para o seu 2019 bem e feliz é que você defina um escopo pequeno de coisas pequenas e prioritárias e conforme for terminando, aí sim você pode adicionar outras coisas.

A sensação de conquista ao finalizar várias coisas pequenas é bem melhor do que a sensação de ter feito várias coisas pela metade. Um Feliz 2019 para todo mundo, muito código e vamos que vamos!