Introdução

Fala pessoal, esse vai ser um post levemente diferente e acho que vocês vão curtir assim espero.... Primeiro, eu vou dar uma introdução do porquê desse post e como tudo nasceu xD

Para quem acessa o meu blog, sabe que fiz várias mudanças no meu blog e inclusive iniciei uma série sobre Performance Web, ensinando várias das coisas.

Uma das maiores mudanças internas que eu fiz, foi passar o meu blog do Github Pages para o Netlify. Eu estava “namorando” o Netlify e suas possibilidades há um tempo e aproveitei que já ia fazer várias mudanças no meu blog para mudar o hosting também. O que acontece é que eu acabei realmente me apaixonando pelo serviço e já uso para um monte de coisas minhas. E devido a esse amor, eu fiz um singelo tweet:

Logo após esse Tweet várias pessoas curtiram e comentaram e eu então decidi que eu queria fazer mais um teste.

Canal no YouTube

Eu quero expandir meu conhecimento para mais canais, já tinha usado o YouTube para postar alguns vídeos, mas nunca de forma séria, até esse final de semana eu num tinha nem noção de como criava um canal! Pois bem, eu não só aprendi a criar um canal,como eu já tenho um canal e alguns inscritos!

<mendigo-mode>
Então venho aqui humildemente pedir para vocês se inscreverem lá no canal, vou subir bastante coisa legal lá para vocês, inclusive aceito pedidos!
</mendigo-mode>

Curso de Netlify

Como forma de inaugurar o Canal do Youtube, eu aproveitei o momento que falava do Netlify e pensei, por que não criar uns vídeos sobre ele? Aí pensei logo no primeiro vídeo que eu queria fazer, dizendo 10 razões para utilizar o Netlify. Só que eu acabei me empolgando e gravei 16 vídeos no total!

Um resumo sobre o que é o Netflix: a Netlify é uma plataforma de static hosting, ou seja, um servidor para arquivos estáticos, onde você tem diversas funcionalidades muito muito maneiras e o melhor, ela é GRATUITA. Existem planos pagos, mas você consegue fazer praticamente 95% das coisas no modo grátis, o que é bastante incrível!

Dentro do curso eu vou explicando várias coisas sobre a plataforma, desde subir o seu site, até usar um domínio próprio e fazer otimização dos assets, tem bastante coisa! Então segue aqui a playlist dos vídeos, assim é só você dar play e aprender a colocar os seus projetos, freelas e outras coisas mais lá no Netlify de forma muito rápida!

Se você quiser ver só os vídeos que te interessa ou até mesmo saber o que tem, segue aqui a lista vídeo a vídeo:

  1. 10 razões para usar o Netlify
  2. Fazendo deploy via CLI
  3. Fazendo deploy via Drag and Drop
  4. Fazendo deploy via Git (Github, Bitbucket, Gitlab)
  5. Mudando o nome do site
  6. Criando domínio próprio
  7. Habilitando SSL
  8. Rollbacks
  9. Deploy Previews
  10. Integrando notificações com o Slack
  11. Otimizando assets
  12. Postprocessing
  13. Integrando um formulário
  14. Configurando página de sucesso
  15. Redirects
  16. Agradecimentos e Brinde

Conclusão

Bom galera, espero que curtam essa nova parte aí, tendo vídeos também no YouTube.

<youtuber-mode>
Se você gostou do canal, se inscreve, dá joinha e compartilha, vai me ajudar muito a conseguir alcançar novos alunos e espalhar conhecimento.
</youtuber-mode>

Por favor comentem coisas que vocês acharam bom, coisas que não gostaram, até mesmo se achou a ideia ruim, pode falar também. O feedback de vocês é bastante importante! E se você é novo no blog e gostou dele, compartilhe com seus amigos, colegas de trabalho, primos, mãe, papagaio…