← Voltar na listagem

Como criar um loader com CSS puro e uma div

Todos nós já tivemos que usar um loader na vida, aprenda a criar o seu do zero com pouquíssimas linhas de código.

Introdução

Fala pessoal, seguindo a mesma onda dos outros posts, eu acabei criando uma nova série chamada Dicas de CSS, que é onde eu vou estar jogando esses posts com dicas simples, porém utéis para a gente.

E o post de hoje é para mostrar como se criar um spinner loader com uma div e só 10 linhas de CSS. Bom, segue o vídeo embaixo e o código, como tem sido nesses posts.

Se você quiser ver funcionando, aqui está o link.

Video

Código

Para fazer esse loader, vamos utilizar só a div.spinner e iremos usar o border para criar o entorno do nosso loader. O "pulo do gato" é que mudamos a cor de só um lado do quadrado, assim fará nosso efeito desejado, para isso, usaremos o border-left-color. Ao final é só usar o border-radius:50% para transformar num círculo:

.spinner {
  border: 8px solid rgba(0, 0, 0, 0.1);
  border-left-color: #22a6b3;
  border-radius: 50%;
  width: 50px;
  height: 50px;
  animation: spin 1s linear infinite;
}

Como podem ver, ainda temos o animation ali, que vai ser o responsável por criar a animação, que é basicamente um keyframes fazendo uma rotação de 360 graus infinitamente:

@keyframes spin {
  to {
    transform: rotate(360deg);
  }
}

Se você quiser, o código também está lá no Github.

Conclusão

Espero que tenham curtido esse post/vídeo e lembrando, por favor, compartilhem em todas as redes sociais que puderem, manda naquele slack/telegram que vocês participam, quanto mais gente seguinte lá no YouTube, melhor! =)