SEO

O que é SEO?

Search Engine Optimization ou SEO é um conjunto de estratégias e métodos para melhorar o posicionamento de páginas da internet nos mecanismos de buscas, como o Google e Bing.

Qual a importância?

Estar bem posicionado nos mecanismos de busca lhe permite ganhar mais acessos e com isso divulgar mais o seu produto.

Ahhhh é só para isso? Não preciso disso não, eu quero fazer é um brógui.

Quando eu disse produto, pode ser qualquer coisa, pode ser uma loja de e-commerce em que você realmente vende produtos. Pode ser um site de agência em que você vende um serviço. Pode ser um blog também, onde você divulga no intuito de compartilhar seus pensamentos e conhecimento. Enfim, se você tem um site, você deve querer que ele seja visto, então é importante que você faça um trabalho legal de SEO.

E como faço esse tal de SEO?

Bom, o assunto SEO é gigantesco, existem livros, cursos e inclusive profissionais que trabalham somente com isso. Vou passar aqui umas dicas importantes, que podem ajudar bastante:

1) Faça o uso correto dos Headers

Não utilize as heading tags (h1,h2,h3,h4,h5,h6) somente para efeito visual, os robôs de buscas não identificam css, eles identificam peso informativo. Portanto, h1 é o que possui maior peso e h6 é o de menor peso, tenha sempre um heading para cada section e distribua corretamente suas informações.

2) Tenha titles diferenciados

A tag title é basicamente o que vai marcar o seu site no sistema de busca, é aquele link azul escrito grandão no Google. Portanto, defina bem o título de acordo com a página, nada de repetir o nome do seu site em todas as páginas. O Google só vai mostrar títulos de 50-60 caracteres, então evite ter títulos cortados, isso irá fazer com que a pessoa não clique.

3) O Conteúdo é TUDO

Sim, o conteúdo é a chave do seu site crescer ou afundar. Não adianta você ter um site mega preparado no SEO e um conteúdo fraco, pois as pessoas não irão se interessar e com isso, você vai caindo rapidamente no ranking. Sem contar que o próprio robô de busca irá ver se seu conteúdo é relevante de acordo com o título e a pesquisa do usuário.

4) Utilize URL’s amigáveis

A URL é uma das primeiras análises que os mecanismos de busca fazem, se a sua url possuir palavras-chaves de acordo com a pesquisa do usuário, já irá ganhar alguns pontos. Outra questão é que url’s amigáveis são mais fáceis de serem compartilhadas e lembradas pelo usuário. Afinal de contas, é muito mais fácil você lembrar de algo como: www.site.com/panela-de-aluminio/ do que www.site.com/1247657939.

5) Otimize a página em torno da palavra-chave

Não existe mais a ideia de se trabalhar só com palavras-chaves igual antigamente. Mas ainda é importante que você saiba a principal “ideia” do que quer passar. Se você quer falar sobre SEO, utilize um título que inclua essa palavra, assim será mais fácil de indexar e do usuário também se interessar no resto do conteúdo.

6) Adicione alt na imagem

Não é para colocar uma simples palavra como alt, descreva aquela imagem corretamente, isso também irá influenciar no crawler quando estiver lendo

7) Se mantenha atualizado

Sites que se mantém sempre atualizados, acabam ganhando relevância para os mecanismos de buscas e para os usuários. Afinal nenhum usuário vai ficar acessando site com layouts de 2000 ou que o conteúdo não seja atualizado com uma frequência mínima.

Defina seu domínio principal com www ou sem e então utilize um 301 redirect para o outro. Senão você poderá cair como conteúdo duplicado.

9) Cuidado com páginas que utilizam Flash, Ajax e Iframes

Os mecanismos de busca tem evoluído bastante quanto a isso, mas ainda possuem certas deficiências nas leituras de páginas com esse tipo de conteúdo, se você preza o SEO acima de certas funções, reveja seu projeto.

10) Faça um site fácil

Como assim? O seu site precisa ser acessível a todos os usuários, quando mais fácil de ser utilizado, mais ele pode ser compartilhado e com isso ganhe popularidade.

Links absolutos permitem que o mecanismo de busca indexe ou links ligados aquela página.

12) Utilize um sitemap

Sitemaps facilitam o trabalho dos mecanismos de busca, já que eles irão saber qual o esqueleto do site e irão ler conforme encontrado ali. Outro motivo é que isso facilita aos usuários acharem conteúdos um pouco mais “escondidos” a primeira vista.

13) Utilize redes sociais

Praticamente todo mundo usa redes sociais hoje em dia, então criar o site trabalhando nesse aspecto, irá com certeza melhorar o número de pageviews recebidas.

14) Crie um site responsivo

Com a última atualização da Google, os sites mobile agora ganharam ainda mais relevância, inclusive agora recebendo uma “tag” para avisar se o site é mobile ou não.

15) Melhore a velocidade do seu site

A Google tem trabalhado cada vez mais com a experiência do usuário, um site que carrega rápido é fator importantíssimo.

16) Trabalhe com dados estruturados

Dados estruturados permitem uma maior organização de seu conteúdo e na minha opinião, ainda tem muito futuro.

Segue um link bem legal da google: Introduction to Data Highlighter

17) Crie uma rede

É aquele famoso “me segue que eu sigo de volta”. Se você faz um link de alguém, talvez você seja linkado também, isso acaba causando um crescimento no número de backlinks, o que é bastante importante.

Não pare por aqui!

Como eu disse, existem várias informações por aí sobre SEO, aqui eu falei beeem pouquinho, cabe a você pesquisar mais sobre todo o resto. Se você entende de SEO e tem alguma dica, fala nos comentários, será muito legal =)