Introdução

E aí pessoal, aproveitando que não escrevo há um tempinho aqui, resolvi fazer esse post bastante simples, explicando como fiz o novo estilo do header do meu blog. Aproveito para pegar feedbacks do que acharam, eu confesso que ainda não sei se gostei ou não =/

Vou ouvindo uma banda bem maneira chamada Dark Stares, um rock bem maneiro com guitarras distorcidas, baixos e baterias bem destacados.

Motivação

Eu estava com uns amigos brincando com um crawler que eu fiz um tempinho atrás (totalmente experimental, cheio de erros e que ainda não tive tempo de mexer), que rastreia as urls do site e tira screenshots.

Quando eu fui tirar screenshots do meu blog, notei que todas acabavam ficando com o header percorrendo toda a página e aí nem o texto aparecia. Isso acontece, pois como o crawler não tem uma viewport e eu havia definido uma altura de 100% da tela para o header, ele acabava ocupando tudo.

Foi aí que um amigo falou que gostava muito do header do blog do Invision, eu olhei e pensei, pow isso aí é simplão, dá para fazer com css rapidinho e o detalhe do scroll com js puro. Acabou que eu fiz um para mim…

Se você quiser ver a demo feita para esse post, clique aqui.

Parte do CSS

O esquema é o seguinte, para dar a impressão que o conteúdo está passando por cima do header, precisamos trabalhar com a propriedade position: fixed, ela é responsável como o nome já diz, por deixar os elementos fixos na tela, ou seja, sem serem afetados pelo scroll da página. Nosso header também precisa ter uma altura definida e uma largura de 100% para se acomodar bem a página.

Nosso header então vai ter as seguintes propriedades:

.header-paralax {
    background-image: url('img/header.jpg');
    background-size: cover;
    width: 100%;
    position: fixed;
    height: 600px;
}

Depois de feito o header, só precisamos ajustar o conteúdo da parte que vai sobrepor o header. Quando colocamos um elemento com position: fixed ele passa a não ter “espaço ocupado” e todo conteúdo já sobrepõe ele na hora. Mas não queremos isso, senão o header nem apareceria. Nós precisamos pegar o nosso conteúdo e espaçar exatamente da altura do header, no nosso exemplo height: 600px. Para isso, definimos um position: relative, que fará nosso conteúdo respeitar a nova posição e daremos um top: 600px.

O problema de fazermos isso é que se o conteúdo não tiver um fundo, na hora que ele sobrepôr o header, ele vai ficar todo vazado e feio, para isso, definimos um background com a cor que desejarmos, assim ele vai de fato, fazer sumir o header.

As propriedades do nosso exemplo vão ficar assim:

main {
    background: #E7E3DA;
    position: relative;
    top: 600px;
    font-family: 'Raleway', sans-serif;
}

Pronto! O efeito de sobrepôr já está feito! Se você quiser, já pode parar por aí =)

Parte do JS

Se você quiser deixar um detalhe sutil e de fato criar a sensação do Parallax (quando elementos se movem em velocidades e planos diferentes). Podemos usar nosso querido JS.

O efeito pode ser aplicado em qualquer parte do hero, seja o background vindo em sua direção, o título movendo e sumindo, enfim, use sua criatividade. No exemplo eu vou mostrar o efeito de sumir e subir um pouco no scroll.

Vou separar bastante para todo mundo, mesmo que não saiba muito de JS, entenda bem o que aconteceu. Existem várias formas de se fazer isso, se você tem uma maneira ainda melhor e mais performática, fala nos comentários =)

function scrollBanner() {
  var scrollPos;
  var headerText = document.querySelector('.header-paralax h1');
  scrollPos = window.scrollY;

  if (scrollPos <= 600) {
      headerText.style.transform =  "translateY(" + (-scrollPos/3) +"px" + ")";
      headerText.style.opacity = 1 - (scrollPos/600);
  }
}

window.addEventListener('scroll', scrollBanner);

Criamos uma função scrollBanner que vai ser a responsável pela mágica. E então criamos um addEventListener, que serve para ficar vigiando se houve scroll ou não ná página. Se houver um scroll, a função é chamada.

Depois disso, precisamos pegar o valor da posição do scroll, que pode ser capturado pelo window.scrollY, pois é no eixo vertical que estamos preocupados.

Para não ficar chamando a função o tempo todo, mesmo depois do header sumir, verificamos se o valor de scrollPos é menor que a altura do nosso header. Se for menor, nós aplicamos o translateY para subir um pouquinho o título e também diminuímos a opacity, causando o efeito desejado. Os cálculos ali acima foram feitos só para a transição ser mais suave e ajustados no olho mesmo. Queremos uma opacity de zero quando o scroll for total (600), então 600 - (600/600) vai se encarregar disso. E a movimentação do título precisa ser mais devagar para dar o efeito de parallax, então divido o valor do scroll por 3.

Se você não clicou ainda, o demo está aqui.

Conclusão

Pronto pessoal, foi um post bastante simples, mas que é interessante para firmarmos algumas propriedades e conceitos importantes. Espero que tenham gostado, devo fazer mais alguns posts do gênero, ensinando a fazer pequenos detalhes/efeitos para deixar seus sites mais legais.

Queria também agradecer o carinho da galera que tem acessado os meus cursos online, tem sido bastante legal ver todo mundo assistindo, aprendendo, divulgando e dando dicas. Se você ainda não acessou, vai lá e se inscreva. Todo mundo que se inscreve nos meus cursos, são avisados quando lanço um novo post e também devo começar a enviar links e notícias interessantes que eu ver por aí, em forma de weekly. Não perde a chance =)