Introdução

Fala pessoal, para não deixar a peteca cair, resolvi escrever hoje também! Para me animar enquanto escrevo, estou uma playlist perfeita para a época, Best of Star Wars <3

O post de hoje será bem simples, mas que eu precisei fazer há pouco tempo para um freela e achei que pudesse ser útil para mais pessoas, pois além de ser uma paradinha útil, também ajuda a entender mais conceitos de css e seletores.

Botão de On/Off

Vários botões de on/off do iphone

Muitas vezes, precisamos responder alguma pergunta com Sim ou Não ou ligar e desligar alguma coisa. E na web, acabamos utilizando checkbox ou radio inputs. Mas acaba que eles não tem nenhum apelo visual e nem uma usabilidade tão boa. Pensando nisso, foram desenvolvidos esses tipos de botões, que são constantemente utilizados no iphone e android, possuem um visual mais bonito e são bem mais indicativos, facilitando até mesmo o uso. Pensando nisso, por que não utilizar nos nossos webapps também?

Organizando o Markup

Primeiro de tudo, como vamos trabalhar com um checkbox, nada mais justo que criar um né?

<div class="switch__container">
  <input id="switch-shadow" class="switch switch--shadow" type="checkbox">
  <label for="switch-shadow"></label>
</div>

A classe switch__container por fora vai servir só para se você quiser dar algum espaçamento e organizar melhor a combinação input + label. Por dentro, vamos criar um input e um label ligados, para isso, utilizamos o id="switch-shadow" e o for="switch-shadow". Precisamos que a label tenha o for para o input, pois esse será o truque mais importante.

Criando a base do CSS

Depois de criada a base, veremos simples inputs de checkbox, aqueles quadradinhos sem graça e bobos. Para não ficar assim, precisamos adicionar um css básico, para esconder esse checkbox feio e também já deixar preparada a “interface do clique”.

Atenção, todo o css usado aqui, foi sem prefixos, por favor, se desejar maior compatibilidade, use os prefixos, de preferência use um pre-processador para isso =)

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
.switch {
  position: absolute;
  margin-left: -9999px;
  visibility: hidden;
}

.switch + label {
  display: block;
  position: relative;
  cursor: pointer;
  outline: none;
  user-select: none;
}

Usamos aqui o seletor +, conhecido como adjacente, que pega o primeiro elemento após o primeiro seletor. Se quiser ver mais sobre esse seletor, veja esse meu post sobre alguns seletores css.

As linhas 1-5 servem somente para esconder o checkbox feio e jogá-lo para fora da tela, garantindo assim, que ele não seja clicável. Enquanto as linhas 5-13 serão responsáveis por deixar o elemento ali “clicável” usando a propriedade cursor: pointer, também remove a opção de selecionar a label com o user-select: none e deixa ele como um elemento de bloco, para que possamos botar tamanho e estilo.

Definindo o estilo iOS

botão estilo iOS

Aqui, nossa label será o elemento principal para criação do desenho. Primeiro, vamos definir um tamanho para ela, uma cor e também esse aspecto arredondado.

.switch--shadow + label {
  padding: 2px;
  width: 120px;
  height: 60px;
  background-color: #dddddd;
  border-radius: 60px;
}

Com esse primeiro passo, teremos nada mais que um retângulo com as bordas completamente arredondadas, num fundo cinza.

Depois, na própria label, iremos utilizar o seletor :before, que vai ser responsável por fazer a transição entre o cinza e o fundo verde. E vamos usar o seletor :after para criar a bolinha, que irá de um lado para o outro.

.switch--shadow + label:before,
.switch--shadow + label:after {
  display: block;
  position: absolute;
  top: 1px;
  left: 1px;
  bottom: 1px;
  content: "";
}
.switch--shadow + label:before {
  right: 1px;
  background-color: #f1f1f1;
  border-radius: 60px;
  transition: all 0.4s;
}
.switch--shadow + label:after {
  width: 62px;
  background-color: #fff;
  border-radius: 100%;
  box-shadow: 0 2px 5px rgba(0, 0, 0, 0.3);
  transition: all 0.4s;
}

As primeiras propriedades que são em conjunto para o :before e para o :after, servem para definir conteúdo para os mesmos, para que assim, possamos manipular.

Preste atenção, que eu coloco transition: all 0.4s para o before e o after, para que ocorra a transição suave, entre o estado de ON para o estado de OFF e vice-versa.

Com esses estilos, nós já temos o nosso botão prontinho, só falta criar a interação.

Criando interação com clique no CSS

Esse é um truque bem legal e que serve para muitas coisas, existe um seletor no css, chamado :checked, que verifica se o input foi marcado ou não. Com isso em mãos, podemos fazer a seguinte regra:

.switch--shadow:checked + label:before {
  background-color: #8ce196;
}
.switch--shadow:checked + label:after {
  transform: translateX(60px);
}

Verificando se o input foi marcado e caso tenha sido, mudar a cor e também mover a bolinha para o lado. E pronto! Seu switch botão no estilo iOS está criado! Se quiser, você pode brincar com o CSS e fazer outros estilos, como um flat ou qualquer outro. Segue abaixo uma Demo do que fizemos:

See the Pen jWOgVM by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Atualização

Meu amigo Davidson lá de NY resolveu dar uma de flanelinha de layout =p Brincadeiras a parte, ele fez umas edições para que o visual ficasse um pouco mais realista e condizente com o iOS. A mudança foi basicamente no tamanho da bolinha, que estava erroneamente com width:58px, se quiser, dá uma olhadinha na pen original dele também.

Conclusão

Bom, mais um post bem rapidinho, mas que espero que tenha gostado. Se gostaram, não deixe de compartilhar e também fazer outros estilos e comentar aqui embaixo. Até a próxima o/