Índice da série

Tenho escrito bastante sobre SVG que agora os links cresceram e ficar listando todos o tempo todo aqui já vai ficar ruim, então para facilitar, basta ir em series e lá estarão todos os meus links sobre SVG.

Introdução

Hoje resolvi que seria o dia de escutar clássicos e estou ouvindo Pink Floyd, para ser mais específico o The Dark Side of The Moon - 2011 Remastered Version, se quiser clica ali e segue junto =)

No post anterior eu expliquei um pouco sobre quais propriedades o SVG possui, quais ele compartilha com o CSS e quais as formas de estilizar. Hoje vou mostrar um pouco de algumas propriedades na prática.

Nota: irei utilizar alguns conceitos já explicados e mostrados em outros posts, então caso você se perca em alguma parte do código, dá uma olhada nos posts anteriores

Propriedade Fill

Como o nome diz, ela quem irá preencher a cor da forma selecionada. Uma das propriedades mais utilizadas e vai servir para dar aquele toque especial na imagem. A grande vantagem é poder preencher cada pedaço desejado da imagem.

See the Pen Exemplo propriedade Fill by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Propriedade Fill-opacity

Uma variável da propriedade fill, onde iremos só modificar a opacidade do preenchimento naquele elemento.

See the Pen Exemplo propriedade fill-opacity by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Propriedade Stroke e Stroke-width

Essa propriedade irá alterar a cor do contorno (stroke) e sua espessura (stroke-width). Por padrão, os elementos vem sem nenhum contorno.

See the Pen Exemplo stroke e stroke-width by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Propriedade Stroke-dasharray

O atributo stroke-dasharray transforma os caminhos em traços ao invés de linhas sólidas.

Com o atributo você pode especificar o tamanho do traço, assim como a distância entre eles, separados por vírgulas ou espaços.

No exemplo abaixo, temos o primeiro círculo com a propriedade stroke-dasharray: 10, então cada traço terá 10px e uma distância de 10px para o próximo traço. O segundo círculo tem a propriedade stroke-dasharray: 10, 40, ou seja, cada traço terá 10px e a distância entre eles será de 40px.

Para mostrar que podemos brincar também com interatividade no SVG, adicionei um evento ao dar hover no segundo círculo, para que mude a propriedade stroke-dasharray do mesmo.

See the Pen Exemplo do Stroke-dasharray by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Propriedade Stroke-linecap

O stroke-linecap define qual forma terá o final de um caminho aberto, seja ele uma path, line ou polyline. E aceita três valores possíveis: butt, round e square.

De acordo com o exemplo abaixo, podemos observar o seguinte:

See the Pen Exemplo stroke-linecap by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Propriedade Stroke-linejoin

O stroke-linejoin define qual aparência os cantos dos contornos irão possuir nos caminhos e formas básicas.

See the Pen Exemplo stroke-linejoin by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Conclusão

Essas são as propriedades mais comuns que o SVG possui, mas olhando para elas já podemos imaginar várias brincadeiras que podemos fazer não?

No início parece um pouco complicado e inútil, mas o SVG tem um grande poder. No primeiro exemplo do fill eu mostro um gráfico de barras feito em SVG, imagina fazer bibliotecas de gráficos em SVG como o chartist?