Introdução

Fala pessoal, faz tanto tempo que não escrevo um post mais técnico, então por que não escrever um post sobre SVG já que eu amo tanto. Enquanto escrevo esse post, vou ouvindo uma banda que já falei em outra oportunidade, mas que é sempre bom ouvir de novo, trata-se de Ghost e o link leva para um acústico muito bom.

Ideia do Post

Eu resolvi fazer esse post, pois recebi um email do Unsplash falando que eu tinha acabado de completar 10 milhões de views em minhas fotos! E não só a notícia me deixou feliz, como o detalhe que fizeram em colocar uma das minhas fotos como fundo para os números.

Um screenshot do email com 10M escrito sobre uma foto de uma cachoeira

É um efeito extremamente simples de se fazer, mas que ficou super bonito e único. Então vamos lá aprender a fazer isso e brincar em nossos novos sites e aplicações!

Importante: por se tratar de propriedades experimentais, é possível que não funcione em todos os dispositivos e browsers. Por preferência veja no Chrome Desktop =)

Clipping

Para quem já usou Photoshop deve conhecer o Clipping Mask e o que faremos não é nada diferente disso. O Clipping envolve usar uma camada com uma forma (um círculo, triângulo, texto) sobre uma imagem ou um elemento. Qualquer coisa atrás dessa forma fica aparente e o resto ao redor some. Segue um exemplo abaixo:

Uma forma sobre uma imagem criando o Clipping

Clip em ação

Já entendendo a teoria, vamos logo para prática, porque é o que importa. É possível se criar o Clipping de duas formas.

Clip-path com CSS

Uma das formas disponíveis é o Clip-path do CSS, mas que a compatibilidade ainda é um pouco baixa. Segue abaixo um exemplo:

See the Pen Clip-path CSS by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Como você pode ver, eu utilizei duas classes com a propriedade clip-path:

.polygon {
  clip-path: polygon(50% 0%, 100% 50%, 50% 100%, 0% 50%);
}

.circle {
  clip-path: circle(100px at 150px 100px);
}

Sobre o .polygon, você basicamente define os pontos com as coodenadas do eixo (x,y), ou seja, a primeira coordenada (primeiro ponto) possui um deslocamento de 50% no eixo x e 0% no eixo y.

Para o .circle, o primeiro valor é o tamanho do Raio e o segundo é a coordenada do centro do círculo. Ou seja, um raio de 100px, que tem como centro 150px no eixo x e 100px no eixo y.

Clip-path com SVG

Enquanto o clip-path do CSS não é compatível em tudo, usando SVG você alcança a compatibilidade em tudo, visto que ele usa SVG por natureza, que segue a seguinte compatibilidade.

See the Pen Clip-path com SVG by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Para fazer funcionar, é extremamente similar ao feito com o CSS, mas a diferença é que a forma é criada no SVG, segue abaixo o código:

<svg class="clip-svg">
  <defs>
    <clipPath id="triangle-mask" clipPathUnits="objectBoundingBox">
      <polygon points="0 0.87, 0.5 0, 0.5 0, 1 0.87" />
    </clipPath>
  </defs>
</svg>

Repare em duas coisas importantes, primeiro uma classe no externo do SVG, que é o clip-svg, todo SVG por padrão vem com um tamanho no Browser e ocupa um espaço, então para remover isso, adicionamos essa classe e zeramos height e width no css. E depois temos o id #triangle-mask, que vai ser referenciado no nosso css, de forma a criar o clip que desejamos. E para determinar isso, é só uma linha:

clip-path: url("#triangle-mask");

Gostou disso, mas achou extremamente difícil/chato criar as formas? Não se preocupe! Existe uma ferramenta chamada Clippy. Através dela você tem formas pré-determinadas e também pode criar as suas.

Screenshot do site Clippy

Masks

Diferente do clip-path que definimos as “bordas” de onde queremos ter a imagem e eliminamos o resto. Na máscara nós queremos fazer uma composição, que as vezes pode conter toda a imagem ou não.

Mask no SVG e no CSS

Para criar as máscaras, nós utilizamos o <mask> do SVG e a propriedade mask do css. Segue abaixo um exemplo:

See the Pen SVG MASK by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Como podemos ver no exemplo, possuímos 3 componentes, o primeiro elemento é a imagem .background, depois temos o retângulo .base que é o cara que fica por cima da imagem e onde iremos aplicar a #mask, que é o que faz a mágica acontecer. Dentro da #mask nós temos o .alpha que é responsável por criar a transparência da máscara, quanto mais próximo de #000 (preto) fica mais transparente e quanto mais próximo de #fff (branco), mais opaco fica e o nosso texto, que convenientemente usamos o <text> do SVG. E para tudo funcionar, é só usar mask: url(#mask);.

O legal é que as máscaras funcionam não só com imagens estáticas, mas podem ter animações e até vídeos! Segue abaixo um exemplo onde o fundo é um gradiente sendo animado:

See the Pen Mask SVG - Animation by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Repare que no exemplo acima, a base é a mesma, possuímos um <mask> no SVG que contém o texto e essa máscara é aplicada em outro elemento usando mask: url('#mask');.

Ou seja, a base sempre será a mesma, tenha um svg com <mask> e assinale essa máscara para o elemento do qual você quer compôr.

Mask-image

E por último, você pode ter também o mask-image, onde você determina no css a forma base que vai compôr com a imagem, lembra bastante o clip-path. Abaixo segue um exemplo:

See the Pen Mask-Image by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Como você pode ver, nós temos a img que vai conter a imagem que nós queremos mostrar e no css nós definimos o mask-image que é a forma/ícone onde vamos inserir a imagem. Temos as seguintes linhas de código:

.object-mask {
  mask-image: url(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ed/Logo_of_Unsplash.svg);
  mask-repeat: no-repeat;
  mask-size: 350px;
  mask-position: center;
}

Como podemos ver acima, esse mask-image lembra muito com as propriedades de um background-image, onde determinamos se vai repetir ou não, seu tamanho e sua posição.

Momento Jabá

Brincadeiras a parte, se você se embolou um pouquinho com SVG ou se interessou em saber mais sobre, meu curso de SVG do início ao avançado está com promo usando o cupom PROMOSITE por apenas 24 conto, menos que um lanche no McDonald’s, vai lá, pega o curso e dá um up no seu conhecimento =)

Conclusão

Bom galera, espero que tenham curtido o post e agora possam utilizar esse efeito em seus sites com bastante criatividade! Para ajudá-los, vou deixar aqui abaixo mais alguns posts/exemplos, assim vocês podem pegar mais ideias e se você fizer algo, deixa nos comentários!