← Voltar na listagem

Meu ano de 2020

Um ano complicado, mas com boas vitórias também.

Introdução

Como todo ano eu faço, esse post aqui serve para eu revisitar um pouco de como foi meu ano e até mesmo para analisar minha evolução de acordo com os anos anteriores. Se você quiser comparar também, seguem aqui os posts dos outros anos:

Esse ano eu ouvi bastante coisa como sempre, mas foram bem diferentes, então vão aqui algumas coisas:

  • Billie Eilish - pois é, também fui pego por essa onda, mas te falar, ela manda bem.
  • Trilha sonora de Doom - esse ano teve lançamento do Doom Eternal e como um bom fã, ouvi a trilha sem parar!
  • Perturbator - perfeito para trabalhar focadão com synthwave pesadão a la Cyberpunk

Mas, vamos ao que interessa e falar sobre as coisas que me aconteceram esse ano. Eu não vou falar por ordem de importância nem nada, então recomendo que leia tudo se estiver realmente intereressado xD

Blog

Ano passado eu tive um movimento maior no meu blog principalmente pois criei um visual novo e também fiz uma conversão do Jekyll para o Gatsby. Já esse ano, apesar de ter escrito alguns posts, eu percebi que a demanda tem crescido mais na parte de vídeos, por isso eu foquei um pouco mais no YouTube também.

Algumas métricas do blog

Como faço todo ano e gosto de comparar e analisar os dados, seguem alguns dados desse ano de 2020.

Usuários do ano

Lista indicando que tive uma queda de 10% de usuários no ano de 2020 em relação a 2019

Como pode ver, é a primeira vez que eu tenho uma queda de acessos no blog e foi uma queda bastante expressiva, mais de 10%! Mas isso é tudo pelo fato de eu ter postado menos e também as pessoas estarem mais focadas em conteúdos de vídeo como falei mais acima.

Apesar dessa queda, ainda tenho uma conversão muito legal de vendas em cursos, então meu blog é ainda essencial para mim, o SEO dele me ajuda bastante.

O ano do vídeo! Canal no YouTube

As pessoas tem consumido muito mais vídeo, é impressionante a diferença! É curioso para mim, pois eu confesso que ainda prefiro texto, mas precisamos seguir o mercado né? xD

E, nesse exato momento, tomei um enorme susto com a diferença de vídeos que eu publiquei entre o ano passado e esse ano. Ano passado eu postei 8 vídeos e esse ano eu postei 120 vídeos, como você pode ver no gráfico abaixo!

Gráfico mostrando comparação entre videos de 2019 para 2020.

Mas esses números tem uma razão para serem tão maiores também. Eu criei séries maiores diretamente para o YouTube. Como:

  • Criando um ambiente de Desenvolvimento no Windows - essa série eu fiz especificamente para mim, para não esquecer os passos para ter o WSL configurado no meu PC novo e nossa, muita gente usa hoje em dia!
  • Mini-curso de TypeScript - outra série que foi um enorme sucesso, muita gente passou a ver o TS com melhores olhos depois desses vídeos, então fico feliz.
  • Curso Git e Github para iniciantes - esse foi o único conteúdo não inédito, mas que eu resolvi subir no YouTube para que mais pessoas tivessem acesso rápido (fora da Udemy)

Mais interação e diferentes formatos

Eu não entendo nada nada de vídeo, nem editar eu sei, então eu vou aprendendo e testando as coisas. Eu ganhei uma Elgato Key Light do GitHub e com isso, resolvi gravar vídeos num formato onde eu apareço mais, não sou muito de aparecer, mas notei que as pessoas gostam e simpatizam mais, isso fez crescer bastante o número de inscritos.

Meus últimos vídeos tiveram um bom número de views (para o meu humilde canal), então devo continuar com essa linha:

Lives

Outra coisa que eu fiz mais esse ano foram lives e nossa, que retorno legal! Todos os dias que eu fiz live, eu fiquei muito mais tempo que o proposto, pelo simples fato de que estava gostoso e eu nem via o tempo passar!

Se eu não sei gravar vídeos, para lives eu sou ainda pior! Me perco no chat o tempo todo, sem contar que não sei usar os programas legais que o pessoal usa, então acabo usando o Streamyard que pelo menos simplifica um pouco as coisas. Aliás, aceito ajudas nesse tópico!

Minha última live ainda teve a participação do grande Felipe Fialho e durou mais de 2 horas e foi demais! Espero fazer mais coisas assim no ano que vem.

Saída da Toptal, depressão e saúde...

Eu saí da Toptal no dia 1 de Abril e quando avisei ao pessoal, a maioria pensou que era brincadeira de Primeiro de Abril, mas nem era, foi só uma engraçada coincidência. Mas por que vários pensaram que era zoeira? Tirando a questão do dia, eu já estava na empresa há quase 4 anos e sempre elogiei a empresa, não parecia que eu iria sair tão cedo, mas tudo muda né.

Ano passado eu havia mudado para um outro time, saindo das páginas públicas para trabalhar mais na plataforma em si e outro projeto. Foi bastante legal essa transição, mas depois de um tempo eu confesso que estava ficando um pouco desanimado. Junto a isso, veio a pandemia e vários dos meus planos foram por água abaixo.

Para quem me conhece, eu nunca tive vergonha de admitir que tenho depressão e uma das formas que eu trabalho com ela, são através das viagens, onde são meus momentos de descompressão. O problema é que nessa pandemia, ninguém pôde viajar e isso me deixou bem triste, além de alguns outros problemas de saúde que apareceram.

Eu também estava com casamento marcado, mas minha namorada foi demitida da Latam (ela é comissária de voo), o que nos obrigou a adiar também, enfim, todas essas coisas foram bem pesadas.

Por causa disso tudo, eu resolvi sair da Toptal e focar em coisas que me fizessem mais feliz, mas que eu também pudesse "controlar" um pouco melhor.

Curso de React Avançado

Eu fiz um post falando da história por trás do curso, ele é o meu maior projeto de todos até hoje. Criar um curso de ponta a ponta, ensinando com detalhes um projeto real.

Nesse exato momento, ele já tem mais de 46 horas e mais de 1900 alunos! O curso já era grande quando eu imaginei ele, mas se tornou ainda mais gigantesco. Tudo pois eu estou tentando fazer nos mínimos detalhes, ensinando não só React, mas tem muita coisa de CSS, testes, Next, teorias, enfim, acho que os próprios alunos podem falar melhor do que eu.

Espero ter terminado tudo no primeiro trimestre do ano que vem, mas já posso dizer que essa foi definitivamente uma das minhas maiores conquistas do ano e da vida até hoje. Estou praticamente um ano inteiro vivendo só desse curso e ainda pretendo continuar ano que vem dessa maneira.

Tive muito medo de largar a Toptal com um salário em dólar, ainda mais nessa última enorme alta. Mas posso dizer agora que foi a decisão mais acertada que eu tive do ano.

GitHub Stars

Uma coisa que me pegou de surpresa (MUITA SURPRESA) foi eu ter sido escolhido como um GitHub Star. Para quem não sabe, esse é um programa do GitHub para reconhecer pessoas que inspiram e educam nas comunidades de desenvolvimento.

Eu falo sobre o programa nesse vídeo, mas num resumo, o programa permite um contato direto com os times do GitHub, tanto para ver as coisas novas que estão por vir, como para discutir as features, necessidades e divulgar conhecimento. Na minha opinião, o programa está muito a frente de outros programas do gênero. O cuidado que eles andam tendo com os detalhes tem sido incrível!

Eles também me mandaram duas caixas enormes! Uma cheia de Swags (camisas, adesivos, bottoms) e uma com vários equipamentos para melhorar nas gravações, com direito a Webcam 4k e uma Key Light!

Mudança e qualidade de vida

Agora no final do ano eu resolvi me mudar de apartamento, eu nunca me incomodei de ter meu computador no quarto e nem que ele era pouco iluminado, mas nessa pandemia, eu senti o quanto isso me afetava!

Não ver muito da luz do Sol durante o trabalho me deixava extremamente cansado e de péssimo humor. A outra coisa é que eu quase não sentia que estava mudando entre trabalho e descanso, afinal de contas, era tudo no mesmo quarto. Pensando nisso, eu resolvi mudar de apartamento e aos pouquinhos eu vou organizando as coisas.

Agora tenho um quarto separado para ser só meu escritório e ele é bastante iluminado, assim como o meu quarto, então espero que isso me ajude no humor e qualidade de vida. Abaixo segue foto de como está o escritório hoje, ainda falta o apoio de pé (que no momento é uma caixa qualquer) e também o apoio para o PC (calma, não fique desesperado que ele está no chão!).

Uma mesa de escritório com 2 monitores, um microfone, alguns bonequinhos, mouse e teclado sem fioe um computador no chão abaixo da mesa.

Descanso e PS5

Como falei um pouco acima, poder viver dos meus cursos me permite cuidar um pouco mais da minha saúde e controlar meu trabalho. Pensando nisso, eu resolvi me dar umas férias e desde o dia 15/12 eu parei de codar/gravar e só vou voltar no dia 05/01.

Nesse meio tempo, eu estou descansando bastante, jogando meu PS5, PC e várias vezes simplesmente não fazendo nada, ainda tenho dificuldades de "ficar parado", mas é importante dar esse descanso para o corpo, senão ele num aguenta e depois cobra...

E o ano que vem?

Bom, acho que a primeira coisa que todo mundo deseja é que venha logo essa vacina e as mortes diminuam. Eu confesso que desisti de ver notícias, pois me deixava ainda mais ansioso e triste com a situação. Então tomara que isso acabe o mais breve possível!

E o resto dos planos é: acabar o curso de React Avançado, atualizar o conteúdo do curso de JS com TDD, continuar lançando mais conteúdos no YouTube que não sejam só técnicos e por fim, viajar!

E você? Já pensou sobre o seu ano? Conseguiu achar coisas boas dentro de tantas confusões nesse ano calamitoso? E os planos para o ano que vem?

Espero que tenha gostado do post e qualquer coisa, comenta lá no meu Twitter.