Como alguns devem saber o Luiz Felipe Tartarotti Fialho criou um repositório no github bastante legal, para que pessoas possam pedir alguns temas.

E teve esse pedido do Matheus Moraes:

Galera, sempre tive muita curiosidade e imagino que outros também tenham, de saber como é o dia a dia de cada dev. Ou seja, como é o seu workflow, qual a estrutura de pastas que o cara usa quando vai fazer uma aplicação x. Qual as ferramentas que usa todos os dias, qual frameworks que gostam de usar esporadicamente. E até saber como funciona os workflows das suas empresas. Um papo um pouco mais descontraído, sobre experiências. Eu que sou do interior de SP e não tenho muito contato direto com a galera que não trabalhe em agência sempre tenho curiosidade de saber essas coisas. Quem já trabalhou em agência sabe que o negócio é correria e na maioria das vezes não fazemos o que precisamos pra deixar um projeto legal. Enfim, é isso. Fica a dica ai pra quem quiser fazer ^^

O Fernando Daciuk já fez o post dele e agora farei o meu =)

Meu cantinho

Mesa de trabalho

Eu uso um Macbook Air 13”, tanto em casa, quanto no Queremos!, não ligo muito para guerrinha Apple x PC, mas dei preferência ao Air por ser bastante leve e fino, como eu ando bastante, é bem melhor carregar uma coisa levinha do que um trambolho gigante e pesado.

Utilizei durante muito tempo notebooks da Dell e meu último foi da Samsung (acho que ele me traumatizou)… Neles eu sempre utilizei Linux, comecei com o Ubuntu e depois fui parar no lindo Elementary (que inclusive é bastante similar ao Mac OS e facilitou a transição).

Praticamente não consigo trabalhar em uma tela só, então no trabalho eu uso um monitor de 23” FullHD da LG e em casa utilizo um de 25” da Samsung. Não sou altamente crítico com monitor não, contanto que tenha uma resolução e tela grandes, está ótimo.

Quadro Kanban

Tenho um quadro em que faço algumas anotações e trabalho com meu Personal Kanban, que nada mais é que uma listinha de tarefas a fazer, sendo feitas e já feitas. Para quem não pode ter um quadro, existem vários apps que permitem fazer essa organização, o que eu mais aconselho é o Trello, eu só tenho um quadro mesmo, porque eu acordo e já olho para ele, se fosse aplicativo, acabaria me esquecendo de olhar, sério, eu só não esqueço a cabeça porque está presa no corpo.

Aplicativos

Como terminal padrão eu uso o iterm 2 com umas configurações diferentes, para mudar um pouco as cores e também a forma de mostrar as informações.

Para codar, utilizo o Sublime Text 3 com alguns plugins fundamentais para minha vida.

Meu browser principal é Google Chrome, mas também tenho utilizado bastante do Firefox Developer Edition, até que ele é bem interessante e tem algumas ferramentas bastante úteis.

Outras coisinhas que uso

Workflow

Eu mudo bastante as ferramentas e tecnologias de acordo com os projetos, mas o que não falta nunca:

Eu tenho um boilerplate que uso bastante e adapto bastante também, que é o Fast

Em alguns projetos gosto de utilizar o MEAN (MongoDB, Express, AngularJS, NodeJS), também curto Python, então já me aventurei um pouco com o Flask, Bottle e o Django. No Queremos! tem uma parte rodando o Symfony, que é um Framework PHP. Enfim, não tenho medo de aprender coisas novas, seja no Frontend, seja no Backend, o importante é se aventurar! \o/