Introdução

Faaaaala pessoal, faz muito tempo que eu não escrevo nada e isso já estava me dando uma agonia danada! Eu estive cheio de trabalho, depois algumas coisas pessoais e nas últimas duas semanas eu simplesmente fiquei sem meu Mac, pois ele teve um problema na tela. Mas agora que eu já estou com meu filhinho de volta, quero voltar a escrever!

A ideia é simplesmente escrever com mais frequência e sobre tudo, então resolvi fazer um post sobre as minhas coisas, pois muita gente pergunta e acho que acaba ficando mais fácil mandar o link ao invés de sempre responder um a um xD

Como padrão de todo post, eu vou escrevendo ouvindo uma banda incrível chamada The War on Drugs, eles tem um som bem legal, que me remete um pouco os anos 80/90, vale bastante a pena ouvir. O último album ficou bem legal e a música que mais ficou na minha cabeça é Pain, um solo de guitarra muito bom!

Quais tranqueiras eu tenho?

Computador

Eu tenho um Macbook Pro 15” com Touchbar, é uma máquina realmente muito boa e a tela é a coisa mais bonita que tem.

Os prós:

Contras:

Monitor

Meu monitor é o Dell U2717DA, que é um de tela infinita com suporte articulado.

Como eu gosto bastante de fotografia, sou extremamente exigente com a qualidade de imagem do monitor e aqui foi paixão a primeira vista. Ele é enorme, consigo separar todas as coisas muito bem na tela com essa resolução alta e as cores/contraste são perfeitos, fazendo com que eu consiga ver exatamente como é para ser.

O braço articulado é bem legal, pois eu consigo deixar o monitor na vertical ou até mover para os lados e usar como uma TV. Mas, sinceramente, depois de ter comprado, acho que não justificou tanto o preço, no final era melhor ter comprado o com suporte normal mesmo.

Fone de Ouvido

Passo 99% do tempo ouvindo música, então o fone de ouvido é muito importante! Mas eu tenho um problema, eu uso óculos, nem todo headphone funciona bem comigo, pois eles acabam apertando a haste do óculos na cabeça e depois de algumas horas usando, dói bastante. Usar fone intraauricular também não é uma opção, pois prejudica muito a audição e o uso prolongado também não é confortável.

Depois de muita procura, acabei comprando um fone num aeroporto em Amsterdam e nunca achei algo tão confortável. Engraçado que ele nem é dos melhores do mundo e nem foi uma fortuna, eu paguei 60 dólares nele. Mas olhei no site e agora ele tá 199 dólares! Acho que dei muita sorte xD

O fone em questão é um Sony MDR 100A, ele tem uma cor muito legal de verde escuro metalizado, lembro que a mulher do aeroporto tinha comentado que até ia comprar um para ela também.

Câmera e Drone

Para quem não sabe, eu sou tremendamente apaixonado por fotografia, principalmente aérea, se quiser ver minhas fotos tem lá no meu Unsplash ou só me seguir no Instagram.

Tudo começou quando eu vi fotografias aéreas por um cara de codinome Airpixels, eu me apaixonei muito rapidamente pelo que ele fazia e resolvi correr atrás de um Drone que ele usava, na época era um Phantom Pro 4, que é um bicho tremendamente gigantesco. Eu não queria algo tão grande e nem tão caro, então acabei achando o DJI Mavic Pro, que já era um pouco mais barato e muito menor. Eu morava na Irlanda quando o comprei, então ficou muito mais barato do que comprado no Brasil e eu tenho utilizado ele para todo o canto que eu vou desde então. Na minha opinião, ele é um drone bem caro, mas vale bastante a pena.

Ano passado no encontro da Toptal na Espanha, eu decidi comprar uma câmera também, depois da insistência de alguns amigos. Eu adquiri a Sony a6500. Ela é uma puta câmera, com mil e uma utilidades e que eu espero que dure uns 10 anos aí, para valer o quanto paguei (sim, me custou um rim…mas para isso que a gente trabalha né? xD)

Cadeira

Sim, parece bobeira, mas a cadeira é extremamente importante para quem trabalha de casa. Eu tinha uma cadeira horrível, comprada nessas lojas “quer pagar quanto?” e bom, depois de anos nela, piorei ainda mais a minha coluna, que já nem era das boas.

Decidi que iria comprar uma cadeira melhor e depois de perguntar mil pessoas e ler mil reviews na internet, eu acabei comprando a DX Racer R Series. Fiquem atentos que eles fazem umas promoções doidas, eu consegui 35% de desconto e frete grátis, então no final valeu a pena.

A cadeira é super confortável e o principal, ela tem vários ajustes! Posso mudar a altura/inclinação/distância dos braços, também dá mudar a inclinação da cadeira e praticamente deitar, o que ajuda bastante a deixar ela de acordo com a altura da sua mesa.

No início eu tenho que confessar que sofri absurdamente na cadeira, minha coluna não estava acostumada a ficar reta e essa cadeira é muito mais firme, então foi um terror para mim. Hoje é raro eu sentir dores nas costas por causa da cadeira e minha postura melhorou consideravelmente (apesar de ainda ser uma merda, mas a cadeira nem tem culpa).

Softwares

Como editor de texto eu uso o Visual Studio Code e inclusive escrevi um post sobre ele, onde digo meus plugins e etc.

Para o terminal, eu uso o iTerm 2 com alterações de cores e alias próprio, através dos meus dotfiles.

Meu browser favorito é o Chrome e diferente de muita gente que reclama que ele come mil recursos, na minha máquina é o Firefox quem destrói a performance…

Como player de música, eu uso o Spotify sem pensar duas vezes.

Para edição de fotos eu uso o Adobe Lightroom, que é sem dúvidas a melhor ferramenta que tem para essa tarefa, ele permite uso de presets para trabalhar com múltiplas fotos, o ajuste fino de detalhes é perfeito e é a melhor ferramenta para editar RAW, que é o meu caso.

Outro app que não pode faltar na minha máquina é o Franz, ele basicamente agrega Whatsapp/Messenger/Slack, tudo num só, então é uma janela para tudo, o que me facilita bastante.

Uso também o irvue, que troca meu papel de parede para fotos do Unsplash, então de tempos em tempos eu sempre tenho fotos lindas e novas como meu papel de parede.

No meu Chrome eu tenho a extensão do Panda, assim minha nova guia sempre mostra novidades e coisas de frontend para mim e por ali me atualizo.

As vezes eu tento me organizar o usando o Wunderlist que serve para criar meus ToDo’s, mas eu confesso que as vezes eu acabo me perdendo e não me organizando como deveria =/

Para reuniões na Toptal, nós utilizamos o Zoom, que é basicamente um hangout ou outro do gênero, ele funciona bem e tem opções de compartilhar tela/teclado/mouse, gravar tela, então é bem okay.

Para gravar meus cursos eu uso o Screenflow, mas também já cheguei a usar um pouco do Camtasia, só que acho o Screenflow mais fácil e simples.

Na etapa de edição de audio eu uso o bom e velho Audacity, que para mim é perfeito e simples desde o Windows 95 hahahaha

Para comprimir os vídeos (porque nem sempre podemos fazer upload gigantesco e nem guardar arquivos imensos) eu uso o Handbrake, eu nunca vi algo parecido. Esse app consegue comprimir quase que 80% do tamanho sem prejudicar em nada a qualidade, é incrível!

Enfim, acho que de apps diários são esses, mas se vocês tiverem dúvidas mais específicas é só falar também =D

Conclusão

Bom pessoal, espero que esse post tenha sido útil para vocês e também comentar uma coisa. A ideia de compartilhar meu equipamento não é para dizer que vocês só serão bons se tiverem as mesmas coisas, muito pelo contrário, não é o equipamento quem faz o profissional. A ideia é só mesmo para compartilhar, as vezes vocês estão em dúvida de alguma coisa e talvez meu post apresente algo a vocês.

Se vocês tiverem mais perguntas sobre apps/equipamentos, é só deixar aí nos comentários que eu respondo. Quero realmente voltar bem a ativa e esse foi um post simples, para dar aquela aquecida =p