Introdução

Olá galera, nesse exato momento estou escrevendo do avião, voltando para o Rio de Janeiro, depois de palestrar em Belo Horizonte. Estou tão feliz com tudo, que resolvi falar aqui, o porquê de ser tão bom ir a eventos.

Irei falar um pouco da minha experiência nessa viagem/evento e o que adquiri com isso. Prometo não fazer um post gigante, até porque a viagem é pequenina também.

Viagem

Eu sempre falo para os meus amigos, que uma das melhores coisa da vida é viajar. Porque conhecemos coisas novas, pessoas diferentes, culturas diferentes e isso agrega bastante para nós como pessoas. Quer uma oportunidade melhor de crescer pessoalmente e ainda aprender tecnologias do que num evento?

Amigos antigos

Dessa vez eu tive a oportunidade de viajar com o Pedro Polisenso e o Diego Ramos, dois caras fantásticos e que fizeram a viagem ainda mais divertida. Nunca tínhamos viajado juntos e foi uma oportunidade e tanto, para trocar conhecimentos, tanto na área de dev, como sobre coisas da vida também.

Lá, eu também já conhecia uma galera (Yan Magalhães, Lucas Maia, Fernanda Feliciano, Felipe Siqueira, Bruno Pulis, Gabriel Azevedo e mais…) e com isso, já ganhei hospedagem de graça e ainda guias turísticos!! =)

Amigos novos

Uma das melhores coisas num evento é poder conversar com gente nova e aprender com elas. Me diverti demais nos 3 dias em que fiquei em BH e conheci muiiiita gente! Pessoas que já me conheciam, até pelo blog e outras que nunca tinham ouvido falar no meu nome também. Ganhei contatos de trabalho, mais novos amigos dispostos a oferecer hospedagem free e, é claro, dispostos a sair, se divertir e estudar juntos.

Agradecimentos para Tiago Porto, Dayman Novaes, Ana Gomes e todos os outros, que foram mega atenciosos comigo e me mostraram vários lugares legais =)

Conhecimento

É claro que num evento sobre programação, teremos muitos assuntos legais, coisas novas, coisas antigas e sempre em diferentes pontos de vista. E o mais importante é não deixar aquilo morrer ali, é marcar os links, pedir os slides e estudar depois!

Injeção de ânimo

Como, em geral, o evento começa de manhã, termina no início da noite e sempre fazemos um happy hour depois, acaba sendo muito cansativo. Mas a sensação de dever cumprido, de conhecimento adquirido e de ter feitos novas amizades é sempre uma ótima injeção de ânimo. Te dizer que estou morto desses dias, mas ao mesmo tempo estou bem melhor e mais confiante de quando eu fui para BH.

Conclusão

Acho que depois de tudo que falei, provavelmente você já deve ter se animado para ir em algum evento e esse já é um bom começo, agora procure pelos eventos que vão acontecer, tanto na sua cidade quanto em outras. Se planeje e vá! As vezes você pode ficar na dúvida e achar que está caro, mas todo esse dinheiro será bem recompensado. Costumo dizer que ir a eventos é um investimento que vale muito!