Introdução

Fala pessoal, já faz um mês que não apareço por aqui e peço desculpas por isso. Mas não foi sem motivos, trago hoje uma surpresa que há muito eu já estava querendo fazer. Estou num Uber indo para rodoviária, o projeto já está pronto e no ar e eu estou empolgado com vontade de mostrar logo para todo mundo, então, por favor, ignorem os vários erros que aqui podem conter.

Como muitos de vocês que vem ao blog, vários também vem conversar comigo através de redes sociais e até email. E vários sempre perguntavam se eu fazia video aulas ou tinha interesse de fazer. Confesso que a ideia de fazer vídeos me era interessante, mas eu sempre esbarrava em várias perguntas: “Como fazer?”, “O que a galera precisa?”, “Será que vão gostar?” e além dessas perguntas, vinham vários medos. Para alguns pode não parecer, mas eu sou muito tímido e fazer vídeos para um monte de gente, que me veria codando e ainda falando, me causava um certo arrepio.

Mas assim como no ano passado eu resolvi combater meus medos e comecei esse blog, no início desse ano uma das minhas metas era começar a gravar vídeo aulas. E aí vou falar um pouquinho para vocês de como foi tudo isso.

Feedbacks

Assim que comecei meu blog, eu tive a ideia de criar muitos posts tutoriais e foi bem assim que foram me perguntando se eu não faria vídeos daquilo que estava ensinando, alguns falavam que apesar de acharem os posts excelentes, aprendiam mais e fixavam melhor quando viam vídeo aulas. E eu tinha de concordar, eu, assim como todos os outros programadores, estudo muito e gosto bastante quando é algo em vídeo.

Pensando nisso, perguntei para alguns amigos que são sinceros, daqueles que se tu fizer merda vão te criticar até o fim da vida. E todos eles falaram para fazer vídeos sim, que gostam da minha didática e tinha tudo para dar certo. Alguns sacanearam que seria até bom, porque eu falo beeeem devagar e explico tudo nos mínimos detalhes.

Sobre o que falar e para quem?

Bom, talvez uma das minhas maiores dúvidas. Eu gosto de tanta coisa, tem tanta coisa que eu gostaria de passar, tanto para quem está começando como para quem já programa há algum tempo. Mas por ser o primeiro curso, precisava ser algo especial e genérico, que pudesse agradar a todos. Depois de muito pensar, a primeira coisa que me veio a cabeça foi, poxa, seu primeiro post do blog foi falando sobre como você criou seu blog e o quanto ele é prático de usar, por que não ensinar isso?

Vejo muitas pessoas que tem interesse em criar um site simples, um blog, um portfólio, mas sempre caem nas dúvidas, como fazer? Onde hospedar? Será que vai ser caro? Como faz para colocar no ar? Essas dúvidas são mais comuns que você imagina e faz todo o sentido, isso tudo é muito complicado, só não precisa ser.

Sendo assim, o primeiro assunto já estava decidido! Vamos criar um site usando Jekyll do zero e colocar no ar usando o Github Pages!

Cobrar ou não cobrar?

Bom, está aí um assunto que divide milhares, tem pessoas que acham justo que seja cobrado, afinal de contas teve todo um trabalho envolvido ali por trás. Já, outras pessoas, chegam a brigar, ser extremistas e falar que tem que ser tudo gratuito para comunidade, uhul, vamos viver num mundo anarquista, mimimis e whiskas sachê…

Diante de tudo isso, o que eu pensei foi, não vou deixar de ajudar a comunidade de desenvolvimento que sempre me ajudou e me acompanha. Vou fazer cursos gratuitos sim, para que as pessoas que estão entrando nesse mundo, possam ter conteúdo para estudar e começarem a se aventurar aí.

Mas também farei conteúdo pago. Aí você vem e fala: “Uééeee? Mas você acabou de dizer que queria ajudar a comunidade, vai virar capitalista agora é?”. Não é bem assim também. Eu me comprometo em sempre fazer conteúdo gratuito para o pessoal, mas cursos mais avançados ou mais demorados, eu preciso que sejam pagos. Até porque são horas de trabalho gastos, onde eu vou abdicar de todos os meus freelas em prol de passar conteúdo para vocês.

Funcionamento

Todos os cursos serão feitos em cima de uma plataforma, que facilita bastante para estudar, saber o que já assistiu, ler textos, fazer perguntas através de comentários, tudo isso de uma forma bastante simples, que eu espero que vocês gostem. Se quiserem já pular o resto do post e olhar como está lindo se cadastra lá!.

Como eu disse acima, existirão cursos gratuitos rolando e cursos pagos também, os pagos serão seus para sempre e você poderá fazer quando quiser, sem esse negócio de mensalidade, anuidade e etc. Comprou comprou, agora é seu! O pagamento dos cursos poderá ser feito via Paypal, cartão de crédito direto na plataforma e se você quiser um desconto, pode me mandar uma mensagem e fazer uma transferência ou depósito. O negócio é todo mundo conseguir fazer os cursos e ser feliz =D

Como ajudar?

Existem várias formas que você pode me ajudar. [Momento de Will mendigando]

Compartilhe!

Se você gostar do curso, de mim, de desenvolvimento ou sejá lá o que for. Ajuda o amigo aqui, compartilhe no Facebook, no Twitter, no Google Plus, para os seus grupos do Whatsapp, cara, fala até para sua mãe e cachorro!! Passe a palavra a todas as pessoas que você puder, essa já é uma ajuda gigantesca!

Faça os cursos e comente

Não adianta eu criar e não ter ninguém para assistir ou nenhum feedback. Assista, faça algum projetinho sobre, meta o pau se estiver uma merda, só não seja apático. Cada vídeo dos cursos vai ter uma seção de comentários logo abaixo, onde todos podem tirar dúvidas tanto comigo, quanto entre si. Imagine conversar com outros alunos por ali e compartilhar conhecimento, nada vai me deixar mais feliz.

Dê sugestões

Fale sobre o que você quer assistir, quais assuntos acha interessante, os cursos serão criados baseados nisso, não importa se você é iniciante ou avançado, só fale do que se interessa. E se for algo sinistrão, que eu também não sei, vou ter o maior prazer de aprender para poder ensinar =D

Doe

Se você gostou da ideia e quer mais cursos e com mais frequência, me ajude a ter mais tempo para fazê-los. Você pode doar através do Pagseguro, Paypal e se quiser, pode também me mandar uma mensagem, só não deixe de ajudar se você quiser mesmo.

doe =)

Um abraço e que comecem os estudos!!

Vamos lá galera, todo mundo acessando, compartilhando, curtindo, comentando e sendo feliz!!!

Link maravilhoso do projeto!