Índice da série

Tenho escrito bastante sobre SVG que agora os links cresceram e ficar listando todos o tempo todo aqui já vai ficar ruim, então para facilitar, basta ir em series e lá estarão todos os meus links sobre SVG.

Introdução

Como disse, sempre que eu estiver escutando alguma música ou banda, irei passar aqui para vocês, esse post foi escrito ouvindo a banda A love like pi, que inclusive tem um dos sites em SVG mais bonitos que já vi, vale a pena olhar o site e ouvir as músicas. Um agradecimento especial ao Cleyson Leal que me mostrou esse site e essa banda.

Esses dias eu estava passeando por uma livraria (um dos meus passatempos favoritos) e encontrei um livro de colorir logo na entrada. Achei curioso, pois livros “infantis”, em geral tem sua parte, coisas do gênero nunca ficam com tanto destaque. Depois cheguei em casa e acabei, por acaso, vendo essa notícia.

Achei tão legal a ideia de colorir, que pensei, porque não fazer um post brincando sobre colorir SVG? =)

Cores

As cores estão em tudo e a boa escolha delas irá influir diretamente na beleza do seu site e também na usabilidade do mesmo.

Eu costumo dizer que uma das melhores vantagens do SVG é poder manipular as cores, dessa forma podemos criar ícones únicos, ter várias logos diferentes no mesmo site, mas vindo de uma só fonte, dentre outras coisas mega legais.

No post Estilizando SVG com CSS - Parte 1 eu falei das formas de se estilizar e no post Estilizando SVG com CSS - Parte 2 eu mostrei algumas propriedades e como usá-las. Agora vamos a prática, que é mais legal.

Mas e como funciona?

Toda imagem SVG crua é dividida em várias partes, para quem está ambientado com ferramentas de edição, são as chamadas Layers. Cada uma dessas layers, são os nossos elementos. Nós podemos selecionar cada um desses elementos, criar classes e pintá-los da forma que desejarmos.

Segue abaixo uma imagem de como funcionam as imagens em SVG.

Ícones em SVG coloridos

Colorindo com Fill

Após definirmos uma classe para cada elemento, basta pintarmos utilizando a propriedade fill. Segue abaixo um exemplo de como ficou, tente pintar de outras cores, se divirta =)

See the Pen SVG Icon Colored by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Colorindo com Stroke

Outra propriedade que também pode receber cor é o stroke, que nada mais é que o contorno do elemento. Também podemos utilizar a propriedade stroke-width para deixar o traço mais fino ou mais grosso. Veja o exemplo abaixo:

See the Pen SVG Colors by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Logos com cores diferentes

Imagina ter um site com a logo de uma cor no rodapé e de outra cor no topo, além de tamanhos diferentes. O que as pessoas fazem normalmente?

“Ah, eu peço para o designer um png para logo do topo e um png para a logo do rodapé.” - Programador de esquina

Dessa forma, você tem retrabalho do designer para criar duas imagens diferentes, tem mais peso na página e ainda duas requisições. Olha só o problemão!

Aí o cliente olha, diz que achou legal até, mas queria a logo do rodapé com uma outra cor. O que você faz? Pede de novo para o designer a logo com a cor que o cliente pediu, olha a trabalheira!!

Relaxa, com o SVG seus problemas acabaram! Basta termos uma só imagem em SVG e colorirmos com classes diferentes.

Para funcionar, criamos uma imagem SVG padrão sem estilos, dentro do elemento symbol, que irá nos permitir trabalhar com diferentes tamanhos e utilizamos o elemento use para chamar a logo, dentro de alguns estilos diferentes.

Se você se esqueceu como funciona o symbol e o use, dá uma lidinha no post Atomic Design no SVG.

A ideia é possuirmos um só componente reutilizável e independente, assim podemos brincar como quisermos =)

Segue abaixo um exemplo de como funciona essa técnica:

See the Pen Logo SVG by Willian Justen de Vasconcellos (@willianjusten) on CodePen.

Conclusão

Olha como SVG se torna útil, essa semana na globo.com precisaram trabalhar com logos de diferentes cores para um trabalho novo e não pensaram duas vezes em utilizar SVG <3