30 de junho de 2021 • 9 min de leitura
Como ter um Blog ajuda a conseguir melhores oportunidades
Se você está procurando um emprego ou melhores oportunidades, ter um blog pode ajudar muito!
Introdução
Fala pessoal, o post de hoje é patrocinado pela Hashnode, mas não saia daí! Não é um mero post para te vender algo, muito pelo contrário, o intuito desse post é te dar ideias e te ajudar a conseguir um emprego e/ou melhores oportunidades.
Seguindo a tradição dos meus posts, enquanto eu escrevo, vou ouvindo uma banda chamada Sleeping Pandora, eles tocam um instrumental meio psicodélico, ótimo para estudar, ler, relaxar, super recomendo!
E como vai funcionar esse post? Eu vou falar um pouco sobre nossa área, como que certas coisas funcionam e também como ter um blog pode te ajudar a se destacar numa busca por um emprego. E no final vou te dar uma dica para que você possa começar a fazer isso ainda hoje sem gastar tempo, para você parar de dar desculpas e procrastinar. Vamos lá?
Então você quer arrumar um emprego?
Se você está começando ou até mesmo está na área, deve saber que nosso mercado de TI está super aquecido e as vagas estão aparecendo em todos os cantos, certo? Mas isso não quer dizer que estão contratando "qualquer um", junto com o crescimento do mercado, as demandas por gente mais qualificada também aumentaram. Pensando nisso, muitas empresas tem processos seletivos enormes que envolvem milhares de coisas como:
- Entrevista com RH
- Projeto de código para fazer no seu tempo
- Conversa com Devs da empresa
- Live coding
- e mais...
Ufa, parece muita coisa e é mesmo! Mas e se eu te falar que algumas dessas etapas você pode acelerar e as vezes até mesmo cortar?
Fala sério Willian, como é que vou pular etapas? Isso é maior mentira sua. — Você
Eu sei que pode parecer mentira ou exagero, mas não é. O simples fato de você possuir um blog pode sim te ajudar a acelerar algumas das etapas. Não estou dizendo que você vai pular tudo e vão te contratar na hora, mas ter um blog ajuda bastante. E quer um grande exemplo disso? Euzinho, isso mesmo, o simples fato de eu ter um blog me ajudou em processos desde quando eu comecei a trabalhar na área e até hoje me ajuda demais em várias coisas.
Inclusive, os dois últimos prêmios que recebi, que foram o GitHub Stars e o Microsoft MVP, eu ganhei exatamente pelos meus trabalhos com a comunidade e muito desse trabalho foi o blog, que alimento há mais de 6 anos.
Ganhando visibilidade
Quando você escreve um blog, as pessoas começam a ler e começam a compartilhar entre os amigos. Querendo ou não, se você escrever bem e as pessoas gostarem do seu conteúdo, o seu nome acaba sendo espalhado. A ideia não é ser famosinho, eu por exemplo, nunca escrevi pensando em ser "estrelinha", o objetivo aqui é ser conhecido por ajudar os outros, por demonstrar conhecimento em determinada área e claro, aumentar minha rede de amigos.
Quanto mais pessoas te conhecem e mais pessoas você conhece, mais oportunidades aparecem. E esse era o objetivo inicial não? Viu só, não é mágica, é só lógica.
Aprendendo em público
Pode não parecer, mas quando a gente tem um blog, a gente aprende muito e nós botamos isso em prática o tempo todo, seja falando sobre o que aprendemos, seja escrevendo os passos para caso vá precisar no futuro.
Eu pensava que isso era uma coisa mais minha, mas depois eu fui ver que na realidade, isso é mais comum do que eu imaginava. Existe inclusive o termo Learn in Public
que é exatamente isso, aprender em público. Existem alguns posts super interessantes que falam sobre o assunto que eu recomendo:
Seu portfólio vivo
Unindo ao tópico acima, toda vez que você escreve que está fazendo/aprendendo algo, automaticamente aquilo vira seu portfólio para demonstrar suas habilidades em X ou Y. E aí como eu falei sobre acelerar/pular etapas
é aqui que esses posts entram. Digamos que a empresa esteja contratando pessoas para trabalhar com React e você tem diversos artigos sobre React no Blog, já mostra que você ao menos já teve contato.
Dependendo do nível dos seus posts e interação com a sua comunidade, muitas vezes a etapa de fazer o projeto é pulada, afinal de contas, a empresa já consegue analisar um pouco do seu conhecimento e código ali. Como eu falei, ter um blog não garante vaga nenhuma, mas pode sim ajudar a cortar essa etapa, que muitas vezes toma muito tempo e é chata. E aí fica mais para discussões de código mais alto nível, conversas com RH e talvez algum live coding para confirmar seu conhecimento.
Importância do conteúdo ser seu!
Espero já ter te convencido que vale a pena ter um blog, mas antes de já falar do blog em si, eu preciso falar de outra coisa tão ou mais importante quanto, que é sobre ser dono do seu conteúdo. Como assim? Talvez você já deve ter visto uma imagem assim no Medium:
Essa é uma prática chamada Paywall
, onde só permite ler quem criar conta/pagar. Isso é um absurdo! O nosso objetivo é que o conteúdo seja livre para todos, não faz sentido criar esse tipo de bloqueio. Eu já escrevi falando mais detalhadamente sobre isso aqui. Então, por mais que o Medium pareça uma alternativa rápida, ele não é uma plataforma legal e eu sou completamente contrário ao que eles fazem.
Começando hoje mesmo com Hashnode
Nem sempre a gente quer criar um blog do zero, ou até mesmo tem muita gente que não sabe codar, mas ao invés de usar plataformas abomináveis como o Medium, eu venho aqui falar da Hashnode.
Eles são uma plataforma de blog super simples de usar e com várias funcionalidades MUITO LEGAIS! E não, não tô falando por ser patrocinado, quem me conhece sabe que eu só indico coisas das quais eu realmente gosto/acho legal. A primeira grande vantagem de usar a Hashnode é que você basicamente só vai precisar se preocupar em escrever o conteúdo, num vai ter preocupações com design/gatsby/next/jekyll/whatever, então se você é daqueles que sempre diz que não faz porque é difícil, chega de desculpas!
Agora algumas outras vantagens que eu não conhecia da Hashnode e fui descobrindo e que nossa, achei ótimas!
Você pode usar seu próprio domínio
Quando você tem o seu próprio domínio, as pessoas falam "O post do fulano", "O blog do fulano". Mas quando você não tem, vira "O post do Medium" e isso dilui demais sua marca. Podendo ter seu próprio nome, isso marca muito mais. Eu tenho uma amiga que se chama Luisa Bezerra e o blog dela é lá na Hashnode. Hoje ela mora na Espanha e tudo, muito chique.
Sem Paywall, sem propaganda, nada
Tudo que você quer é que a pessoa acesse seu post e leia. Esse negócio de ter bloqueio ou até mesmo aquelas propagandas pulando na tela são horríveis!
Customização
Uma coisa que eu gostei bastante na Hashnode em relação ao Dev.to é que aqui você consegue editar o visual todo do seu blog, mudando sua logo, cores, posições. Além disso, você também consegue integrar diferentes ferramentas e até criar Widgets customizados que desejar.
Importar / Replicar
Se você já tiver um blog e pensar "Ah, eu já tenho um blog, nem me é útil isso daí", na realidade o Hashnode pode ser muito útil! Você pode importar seus posts do seu blog via RSS, por exemplo e com isso aumentar seu alcance pela própria rede do Hashnode, tendo assim o canonical no seu blog e uma outra fonte no Hashnode. E você pode fazer isso com um simples clique em botões. Inclusive, se você tiver posts lá naquela rede porcaria ~~Medium~~, você pode importar também e se livrar de lá!
Inclusive, eu vou começar a migrar meus posts, se quiser assinar a newsletter por lá, também vai poder!
Newsletter integrada
Dentro da Hashnode você pode habilitar a opção de ter uma newsletter, assim as pessoas podem assinar e receber aviso toda vez que um post novo for lançado, o que vai ajudar a ter leitores recorrentes, o que é muito importante para marcar sua presença.
Muito mais e comparativos
Eles tem muitas outras coisas, então fica até mais fácil você ver esses excelentes comparativos que eles mesmos dão:
Conclusão
Espero que vocês tenham entendido e visto as grandes vantagens de se criar um blog. E se vocês pensarem "Ah, mas eu não sei escrever", perca esse medo e simplesmente comece! Pense que o seu aprendizado pode ajudar muitos outros a aprender também. Os posts não precisam ser enormes, inovadores e mega complexos, o importante é você estar aprendendo e ajudando os outros, enquanto você também cresce a sua presença digital.
E se você nem sabe por onde começar, já começa criando sua conta na Hashnode e brincando com o painel, quando você menos perceber, estará publicando seu primeiro post!