Uma foto minha vestido com o uniforme da Grifinória do Harry Potter

Willian JustenSoftware Engineer

Instrutor na Udemy, escrevo sobre o mundo front end, viagens, vida pessoal e mais.

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Feito é melhor que perfeito

Já se sentiu tão travado que não conseguiu entregar algo? Talvez esse post seja útil.

Introdução

Nossa, como é bom voltar a escrever depois de tanto tempo! Eu havia escrito bem no início do ano sobre valorizar suas conquistas, mas até então, nada novo por mais um longo período. Confesso que ainda estou com dificuldades para ter energia para criar conteúdo, tem momentos que me empolgo, mas logo me canso, mas vamos ver se agora vou voltando aos pouquinhos.

Continuando a tradição, eu vou escrevendo enquanto ouço a trilha sonora do último Spider-man, o filme além de ser maravilhoso, ainda possui uma trilha sonora de respeito.

Paralisia da perfeição

Se você leu o título, com certeza já ouviu a frase:

Feito é melhor que perfeito.

Mas o porquê dessa frase e como isso assombra tanto os programadores, principalmente os iniciantes?

Antes de começarmos um projeto, queremos fazer do melhor jeito, nas melhores técnicas de programação, na mais alta perfeição e acabamos esquecendo do mais importante, que é lançar o projeto. Você pode escrever milhares e milhares de linhas, mas se você não lançar, ninguém nunca vai saber sobre sua criação.

O grande problema é que nada é perfeito, consequentemente o seu projeto também não será. Só que a paralisia da perfeição imobiliza, gera pânico e induz à certeza de que, não sendo capazes do perfeito, não somos então capazes. Consegue ver o problemão nisso? Além de você não lançar nunca, acaba desanimando e se sentindo incapaz, quando na realidade, você só definiu uma meta que era impossível desde o início.

Não estou dizendo para você lançar as coisas de qualquer jeito porque o "Willian Justen falou que podia.", estou dizendo para você definir melhor suas metas e expectativas, tendo elas mais pautadas na realidade e não se desmotivar nos primeiros erros/problemas.

Vantagens e perigos de querer o perfeito

Nem só de coisas ruins tem nessa busca, querer o perfeito tem suas vantagens também. Te obriga a fazer o seu melhor, consequentemente você evolui bastante e acaba tendo resultados incríveis. Eu, como uma pessoa que se considera perfeccionista, não estaria na posição que estou hoje se eu não tivesse essa "exigência além dos limites". Ao mesmo tempo, posso dizer que esse comportamento me trouxe vários problemas/traumas que só bastante terapia para ajudar.

Equilíbrio é tudo

Tendo isso em mente, o mais importante é o equilíbrio, saber quando é importante "dar aquele tapa no código" ou quando é melhor lançar e ir iterando e melhorando com o tempo e feedback. Tem também algumas coisas muito importantes para toda pessoa que produz algo, seja conteúdo, código, design.

O ego é o mau de tudo

Tem um livro muito legal que está na minha cabeceira há alguns anos chamado Psycho-Cybernetics, que fala de váaaarias coisas, mas uma delas que mais "clareou" minha mente foi exatamente sobre como o ego é o maior inimigo que possuímos.

Já parou para pensar que você se preocupa demais em deixar sua criação (código, post, vídeo, etc) se preocupando no que os outros vão achar? Isso é o ego falando mais alto. Ah, mas você pode falar:

Ah não Will, nada a ver, nem me preocupo com os outros.

Tem certeza? Quando você posta algo que criou, fica olhando se teve comentários, likes e atualizando o twitter o tempo todo? Se sim, sinto em lhe dizer, você liga para os outros sim. O mesmo vale para quando você faz um código que você considera "lindo" mas recebe mil comentários no code review e fica "puto" com fulano.

Como resolver isso? Tentando se preocupar menos com a opinião dos outros e/ou fazendo estratégias para que essas opiniões se transformem em aprendizado.

Aprenda em público

Esse é um conceito que já tem um tempinho, mas lembro que começou a ser mais difundido e falado depois desse excelente post. E eu não poderia concordar mais com isso!

Para quem não sabe, a existência desse blog é mais um exemplo de aprender em público. Eu estava começando na área de programação e resolvi criar um blog para falar sobre as coisas que eu andava estudando, a partir do meu blog eu consegui oportunidades, conheci muita gente legal e aprendi ainda mais.

Quando você aprende em público, você aprende duas vezes. A primeira quando você realmente está conhecendo sobre o assunto e a segunda vez quando você está explicando para o outro, essa segunda vez eu diria que é até mais efetiva, pois ensinar algo nada mais é que solidificar seu conhecimento e sintetizar de uma forma que outra pessoa também possa entender o que você entendeu.

E como fazer isso? Você pode escrever num blog, gravar um vídeo, fazer live, comentar em posts/vídeos de outras pessoas perguntando e/ou adicionando coisas.

Lance rápido, falhe rápido e aprenda

Por mais que uma ideia seja super legal e genial para você, pode ser que ela não seja tão legal assim para os outros, melhor saber disso logo de início do que depois de 2 anos trabalhando.

Portanto, pense no "mínimo" que você considera para o projeto e lance assim mesmo, o famoso MVP (Minimun Viable Product - Produto Mínimo Viável). Nesse momento é que você vai conseguir obter mais feedback e lembre-se: se dispa do seu ego e aprenda com os outros.

Um exemplo atual ~~não tão bom assim~~, o lançamento do Threads pela Meta. Os caras lançaram o projeto sem busca, sem hashtag, sem feed direito, sem uma porrada de coisas, mas botaram o mínimo já para dar um start e falar "hey, agora estamos nesse mercado também". Claro que não podemos nos comparar a uma empresa bilionária já com uma base de usuários gigante, mas é só um exemplo de como até os grandes começam de algo "porcaria" e é isso. Se você demorar muito para lançar sua ideia, outra pessoa pode lançar primeiro.

Conclusão

Espero que esse post tenha lhe trazido algumas ideias/reflexões, eu resolvi escrever depois de ter lançado meu portfólio de fotografia e que lancei opensource, se você olhar o projeto, vai ver que tem um monte de coisas bagunçada e que poderia ser melhorada, mas eu já procrastinei tanto para simplesmente começar, que eu defini a regra de "lanço e depois vou melhorando" e bom, pensando dessa maneira, finalmente saiu.

Também tenho começado a estudar Game Development e no início estava muito travado pensando "quais as melhores práticas de código?", "será que assim é ruim?", "o que será que vão falar do meu código?". E decidi que vou simplesmente começar do básico, copiar joguinhos simples e ir aprendendo, bom ou não, o importante é eu ir pegando os conceitos, depois vou procurar gente boa na área e pegar dicas para melhorar.

Se você faz os mesmos questionamentos que eu quando está estudando programação, dou a mesma dica, evita se preocupar demais, só segue o fluxo e vai aprendendo.