Uma foto minha vestido com o uniforme da Grifinória do Harry Potter

Willian JustenSoftware Engineer

Instrutor na Udemy, escrevo sobre o mundo front end, viagens, vida pessoal e mais.

← Voltar na listagem

Mude!

Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade.

Introdução

Continuando a sequência de posts para se pensar, vamos com mais um. Fiquei muito feliz com a repercurssão do meu post anterior sobre Está tudo bem não fazer nada, então acho que alguns de vocês também gosta desse tipo de conteúdo.

Eu tenho consumido bastante poesia e conteúdos filosóficos ultimamente, então acho que isso tem me ajudado a refletir mais sobre a vida e sobre o que eu quero dela. E acho que isso é muito importante, pois muitas vezes estamos tão focados em fazer as coisas que esquecemos de pensar sobre elas.

Enquanto vou escrevendo esse post, vou ouvindo esse album da Novo Amor que nossa, é uma delícia de ouvir, é um album totalmente instrumental, apesar de eu amar a voz dele também, esse album é super relaxante.

Poema de inspiração

Toda a ideia desse post veio depois dessa maravilhosa interpretação do Abujamra de um poema do Edson Marques, vale demais assitir.

Rotina

Sempre que a gente fala sobre mudança, a primeira coisa que vem na cabeça é mudar de emprego, de cidade, de país, de relacionamento, etc. Mas acho que a mudança mais importante que podemos fazer é a mudança de rotina.

Você pode vir e falar:

Ah, Willian, mas eu só funciono com rotina, sem rotina eu não sou ninguém.

Ter uma rotina nos ajuda a não gastar tanta energia para saber o que fazer, mas a rotina também nos deixa preso em um ciclo vicioso, que nos faz fazer as coisas sem pensar. E isso é muito perigoso, pois quando você faz as coisas sem pensar, você não sabe o porquê está fazendo aquilo, e quando você não sabe o porquê, você não sabe se aquilo é bom ou ruim para você.

Atenção, não estou dizendo para ligar o modo "foda-se" e sair fazendo tudo que der na telha. Estou dizendo para você pensar sobre o que você faz, sobre o que você quer fazer, sobre o que você quer ser. É super útil ter sim algumas tarefas mais delimitadas no seu dia-a-dia, mas ainda mais importante é estar adaptável a mudanças, isso evita frustrações se algo for diferente do seu plano tão bem arquitetado.

Por favor não confunda mudar rotina com "ser desorganizado", pois são coisas totalmente diferentes. Você pode ter uma rotina, mas estar aberto a mudanças, a novas experiências, a novos aprendizados. E isso é muito importante, pois é isso que vai te fazer crescer como pessoa.

Tem uma música da Fresno chamada Essa coisa (Acorda - Trabalha - Repete - Mantém) que fala o seguinte:

Acorda, trabalha, repete, mantém

Deixa para viver depois

Até o que eu amo, não mais me entretém

E é esse tipo de rotina que eu estou dizendo para você fugir. Não deixe para viver depois, viva agora, faça as coisas agora, não deixe para depois, pois depois pode ser tarde demais.

Comece devagar

Usando esse pedaço do poema:

Mude

Mas comece devagar,

porque a direção é mais importante

que a velocidade.

Acho que a maior dificuldade que temos quando queremos mudar algo é achar que temos que mudar tudo de uma vez. E isso é um erro, pois quando você tenta mudar tudo de uma vez, você acaba não mudando nada.

A mudança é um processo, é algo que vai acontecendo aos poucos, e você tem que estar aberto a isso. Não adianta você querer mudar tudo de uma vez, pois você vai acabar se frustrando e voltando para o seu estado anterior. Então comece devagar, mude uma coisa de cada vez, e vá se adaptando a isso. E quando você menos perceber, você já mudou bastante coisa.

Um paralelo com a programação

Achou que não ia ter nada de programação no post? Achou errado, otário! haha

Esse post também é um convite para você aprender uma nova linguagem, um novo framework, um novo paradigma, por que não uma outra área (front fazendo back, back fazendo front)? Isso vai te ajudar a expandir a sua visão, a pensar maior nos projetos, a entender melhor como processos funcionam e entender mais do produto que você trabalha.

Os melhores devs que já trabalhei eram aqueles que tinham uma visão mais ampla, que entendiam mais do negócio, que entendiam mais do produto, que entendiam mais de outras áreas. E isso é muito importante, pois quando você entende mais do negócio, você consegue propor soluções melhores, você consegue propor soluções que vão ajudar o negócio a crescer.

Saia da casinha de "Dev"

Mude também nos hobbies, nas conversas, nas interações, como programadores, costumamos ficar focados e centrados somente em programação.

Nosso hobby? Programar.

Nossas conversas? Algo de programação.

Amigos? Quase sempre só da área.

Mudar um pouco isso vai tornar a própria programação mais prazerosa, pois quando só fazemos a mesma coisa 24h por dia, uma hora cansa também, por mais que se ame.

Conclusão

Espero que esse post tenha te ajudado a refletir um pouco sobre a sua vida, sobre o que você quer dela, sobre o que você quer ser. E se você quiser conversar sobre isso, fala aí nos comentários, um tempo atrás eu havia removido a seção pois a galera quase não participava, mas resolvi voltar e tenho visto vários relatos super legais, aliás, minha mãe adora ler!