Uma foto minha vestido com o uniforme da Grifinória do Harry Potter

Willian JustenSoftware Engineer

Instrutor na Udemy, escrevo sobre o mundo front end, viagens, vida pessoal e mais.

← Voltar na listagem

Dez anos de blog e mais alguns de carreira

Alguns aprendizados e reflexões ao longo desse tempo

Introdução

Fala pessoal, até que num demorei muito a escrever, depois que fiz minha retrospectiva de 2024.

Achou que ia ficar sem post no blog? Achou errado otário! - Choque de cultura

Já vou começar quebrando uma tradição nos posts, ao invés de recomendar uma música/banda, hoje eu vou falar sobre um filme. Mas num é só um filme, é um dos melhores filmes que assisti. Se trata de Nosferatu, novo filme do Robert Eggers. Se faça um favor e vá ao cinema assistir, é bom demais!

Esse post aqui vai ser uma mistureba de dicas, aprendizados, reflexões e sei lá o que mais me der na telha de escrever até minha reunião começar (pois é, quanto mais tempo de área, mais reuniões também...).

Dez anos de blog

É isso aí, dia 3 de Janeiro de 2015, eu escrevi sobre Como fiz meu blog em Jekyll, de lá para cá, esse mesmo blog já foi reescrito em Gatsby e reescrito novamente em Next.js, então já ficam umas primeiras dicas:

Esse meu blog sobreviveu exatamente por causa dessas três coisas, mesmo eu sendo uma pessoa extremamente perfeccionista, teve um dia que eu simplesmente liguei o "foda-se", escrevi, publiquei e bom, aí foi.

Muito se engana quem achou que eu já soubesse tudo que escrevi aqui de anos e anos, na realidade, muita coisa eu estava aprendendo e o processo de escrever ajudava exatamente nisso.

A dificuldade de se manter criando conteúdo

A dificuldade de se manter criando conteúdo é enorme, principalmente quando você não tem um objetivo claro e/ou não é tão organizado. Isso sem falar que se você não tem um público no início, isso pode ser um pouco frustrante. Vem então mais umas dicas:

  • Todo assunto é assunto, não deixe de escrever/gravar algo por achar que é "simples" e ou "bobo"
  • Faça listinhas de assuntos para escrever/gravar, isso vai te ajudar a manter a consistência
  • Evite pensar/ver só números, eles podem ser enganosos, as vezes você impacta uma pessoa só, mas ela passa isso para outras mil e você nem sabe

Você pode falar:

Ah Will, mas você não posta praticamente nada há anos e agora vai vir nesses papos de coach?

Sim, exatamente por saber o quanto é difícil, que acho importante falar. É o famoso "faça o que falo mas não faça o que faço". E coach de c* é rola!

Será que sou bom o suficiente?

Eu escrevi um post sobre esse assunto, mas sempre gosto de trazer ele de volta, pois é algo que me persegue bastante até hoje, isso mesmo, com mais de 10 anos só de blog e outros de carreira, ainda me pergunto se sou bom o suficiente.

E se você vive se perguntando sobre isso, saiba que é natural e esse sentimento não vai desaparecer, mas o que você pode fazer é tentar refletir sobre seu próprio desempenho e evolução. Talvez esse post que estou escrevendo aqui, seja exatamente eu tentando me ajudar a ver como cresci nesse tempo. Faça você o mesmo, tenho certeza que vai notar o quão melhor você está.

Dicas de carreira e código

Lá em 2017 eu escrevi um post baseado num dos meus livros favoritos que é o The Pragmatic Programmer, nele eu listei 65 dicas para ser um programador melhor. As dicas são valiosas e funcionam até hoje, então recomendo que você leia e aqui vão algumas outras dicas também que vou pegando pelo caminho da vida:

  • Ajudar outros é a melhor forma de se aprender.
  • Ainda sobre ajudar, comece ajudando e pessoas irão te ajudar de volta, nem sempre da mesma maneira, mas sempre de alguma forma.
  • Faça redes, é muito mais fácil entrar num emprego por uma pessoa que você conhece do que por uma vaga publicada.
  • Ser uma voz ativa no seu trabalho/time pode te trazer mais oportunidades que imagina.
  • Antes de sair falando sua opinião, tente entender o contexto que X ou Y foi feito, você pode aprender muito com isso.
  • Leia códigos de outros, mesmo que não seja do seu time/contexto, você vai aprender e ainda abrir seu leque de conhecimento
  • Se aprofundar em uma tecnologia é bom, mas o grande valor estar em ser T-shaped, ou seja, ter uma expertise em uma área e conhecimento em outras áreas, se você é Front, tenta ver um pouco de Back e Banco de Dados, se você é Back, tenta ver um pouco de Front, no final, o que ajuda a definir Jr/Pleno/Senior/Whiskas Sache é a sua habilidade de entender o contexto e resolver problemas, sejam quais forem.
  • Criar bugs é mais comum do que você imagina, então tente sercuidadoso, mas não seja tão cuidadoso a ponto de não conseguir se mexer.
  • Outras áreas importam tão ou mais que programação, então se envolva com elas, seja marketing, design, vendas, produto, etc.
  • Com a dica de cima, pense mais no produto e em seus usuários e não só na tecnologia. Um produto bom é aquele que resolve problemas e atende às necessidades dos usuários.
  • Cada um tem seu tempo e seu entendimento das coisas, então não se preocupe com o que outros fazem, mas sim com o que você faz.
  • Deixe o código melhor do que o encontrou, mas sempre que possível, converse com quem fez o código para entender o que foi feito e como pode ser melhorado.
  • Outras pessoas tem medo de fazer as mesmas "perguntas idiotas" que você, então as pergunte, vão até te agradecer.
  • Não existem "perguntas idiotas".
  • Aprenda a usar um debugger, um console.log ajuda, mas um debugger vai te permitir muito mais.
  • Ir "tomar um banho ou dormir" já resolveu mais bugs que ficar horas olhando para a tela.

Conclusão

É isso aí, eu comecei com ideia de escrever uma coisa, depois virou outra coisa e no final saiu esse post aqui, mas como falei, importante é escrever. Espero que tenha sido útil de qualquer forma.

Se você tiver outras dicas legais, compartilha aí nos comentários.