Uma foto minha vestido com o uniforme da Grifinória do Harry Potter

Willian JustenSoftware Engineer

Instrutor na Udemy, escrevo sobre o mundo front end, viagens, vida pessoal e mais.

← Voltar na listagem

Meu ano de 2024

Mudança para São Paulo, viagens, trabalho e um pouco mais.

Introdução

Sei que esse blog está as moscas e passei mais um ano sem escrever absolutamente nada, mas tradição é tradição, então partiu escrever. Será que alguém ainda lê meu blog? Se sim, manda um alô aí nos comentários, ele funciona como envio para dentro das issues no meu GitHub, então conta até como uma contribuição sua!

Escrever uma retrospectiva me ajuda a refletir sobre o que aconteceu no meu ano e também a planejar o que eu quero para o próximo.

Se quiser ver minha evolução ao longo de tantos anos, ficam aqui os posts anteriores:

E outra tradição que sempre faço, é falar sobre música em todos os posts, então seguem algumas bandas que ouvi bastante no ano:

  • Bring Me The Horizon - eles lançaram o album POST HUMAN: NeX GEn (YouTube | Spotify) que ficou incrível e também por ter ido no show, ouvi bastante.
  • Jamie XX - outro que lançou um album super legal chamada In Waves (YouTube | Spotify)

Blog

Eu não escrevi absolutamente nada esse ano, apesar de terem coisas interessantes que vi/fiz/aprendi durante o ano, infelizmente não me senti bem para escrever, o processo de criação de conteúdo é um pouco complexo e sem uma "sensação de recompensa" nos últimos tempos, isso complicava bastante, mas falarei um pouco mais sobre isso mais a frente.

Canal do YouTube

Eu não postei absolutamente nenhum vídeo em 2023 e continuei sem postar nada em 2024, meu ano foi cheio e eu também não tive muita vontade de gravar nada. Confesso que eu sempre gostei mais de escrever do que gravar, além de ter que ficar postando com frequência sempre foi um desafio para mim. Parabéns para galera que consegue, porque não é nada fácil.

Então minhas estátiscas do YouTube ficaram assim:

Seu canal teve 258.649 visualizações nos últimos 365 dias

Aí uma métrica para quem tem interesse em ganhos, um canal sem absolutamente nenhum vídeo publicado no ano, mas com cerca de 258k views faz em torno de 300 dólares. Não é muito, mas também não é nada mal para um canal que não tem nada novo em 2 anos!

Trabalho

Eu continuo trabalhando na Appcues, meu time passou por uma reestruturação, onde agora além de trabalharmos com a parte de in-app messaging para Mobile, nós ainda passamos a trabalhar com Behavioral Emails e também Mobile Push Notifications.

Tem sido um trabalho bem desafiador, pois precisamos alinhar muito mais detalhes com diferentes times, além de termos que trabalhar em mais outro codebase, esse já mais estabelecido, com certos legados que precisamos conviver e melhorar conforme podemos.

Além disso, também participei dos hackathons semestrais da empresa e ganhamos tanto em Junho quanto em Dezembro em diferentes categorias! 🎉🎉🎉

Mudança para SP e realizar sonho da minha mãe

Ano passado eu falei que havia comprado um apartamento em SP e que estava fazendo uma reforma antes de ir para morar. Essa reforma que eu pensei que iria durar 2-3 meses no máximo durou de Setembro/23 até Maio/24, foi uma dor de cabeça enorme, onde minha sanidade foi colocada a prova! As arquitetas tinham zero pro-atividade, só mandavam orçamentos superfaturados, enfim, minha dica, escolham muito bem seus arquitetos e pensem bastante se desejam fazer reforma, porque é algo que vai trazer dores de cabeça.

Apesar de todos os problemas, deu tudo certo no final e hoje estou bastante feliz e realizado com meu cantinho. Cheguei até a postar no twitter quando completou 1 ano da compra.

Como muitos sabem, eu sou de Petrópolis e minha mãe havia ficado lá, como somos muito próximos e ela é minha melhor amiga, acabava que sentíamos bastante a falta um do outro. Após conversar bastante com ela, pude realizar o sonho dela que era de ter uma casa própria e comprei um apartamento para ela aqui em SP também, no mesmo bairro em que eu moro, assim estamos sempre próximos e podemos ajudar um ao outro.

Experimentando São Paulo

Muitos amam e mais ainda odeiam São Paulo, sei que pode ser uma cidade um pouco intimidadora, ainda mais se você vier de uma cidade tão pequena quanto eu. Mas se você der uma chance, vai ver que São Paulo tem literalmente de tudo! Tem museus e casarões antigos super legais para apreciar arte e história, várias exposições e eventos diferentes.

Eu tive oportunidade de fazer os clássicos como ir no Masp, Jardim Botânico, Pinacoteca, Farol Santander, CCBB, etc. Mas também fui em um jantar secreto onde só descobrimos o lugar no dia e o cardápio também, vi a Raissa Leal ganhando o SLS mais uma vez, fui num bar que só podia entrar se tivesse uma palavra secreta, joguei pinball e fliperama num bar descolado e apreciei vários dias de pôr-do-Sol da minha varanda, ah, esse eu vi demais!

Sol

Viagens

Eu comecei o ano literalmente viajando, onde pude passar a virada em Santiago/Chile com a minha namorada. Foi nossa primeira viagem juntos e apesar de já conhecer Santiago, foi muito legal poder conhecer novos lugares ao lado dela, sem contar que ajudou demais na nossa conexão, afinal foram 9 dias sem se separar.

Santiago/Chile -24

Pouco depois eu fui para Porto Rico para um encontro da empresa, foi uma viagem super rápida de apenas 3 dias, mas foi bacana rever pessoas que trabalho diariamente mas nunca vejo pessoalmente.

E então veio a viagem! Eu fui para Chicago e passei 10 dias por lá, foram 10 dias incríveis. Essa viagem foi meio que "aleatória", já que foi escolhida inicialmente porque era o que as milhas podiam pagar, mas logo foi se transformando em um super destino que eu queria ir. Muito por ser uma cidade incrível para fotografia de arquitetura e também por uma série chamada The Bear, que é uma das minhas séries favoritas de todas.

Lá eu fiz de um absolutamente tudo! Eu fui nos dois maiores arranha-céus da cidade, fiz passeio de barco aprendendo sobre toda a história e arquitetura da cidade, conheci cafeteria com estrela Michelin que apareceu na série e claro, fui na lanchonete que originou tudo.

Ainda tive tempo de ir num show de uma banda da minha adolescência (Keane) no teatro icônico de Chicago e também assisti a orquestra do Hans Zimmer dentro da United Center, a famosa arena do Chicago Bulls! E claro, ainda assisti um jogo do Chicago Sky, time da brasileira Kamila Cardoso!

Foram tantas e tantas fotos, que é mais fácil eu falar para você ir olhar no meu site de fotografia, para não perder nenhuma, tiveram algumas que eu gostei bastante. Tem uns vídeos no meu Instagram também.

Shows

Teve uma época em que trabalhei na Queremos e com isso eu ia em diversos shows quase toda semana, mas tirando isso, eu nunca fui uma pessoa de tantos shows. Mas esse ano (talvez por forte influência da minha namorada), eu acabei indo em alguns e foi muito legal!

Eu comecei o ano indo no festival I wanna be lá no Rio de Janeiro, onde pude finalmente assistir The Used e peguei uma chuva que era mais um dilúvio para assistir Simple Plan, sem contar A Day To Remember e The All-American Rejects (com o vocalista trincado na cocaína que nem piscava os olhos). Voltamos para o hotel completamente encharcados e minha namorada fez uma bela gambiarra para secarmos nossos tênis, colocando eles dentro da pia, cobrindo com toalha e ligando um secador dentro, deu tudo certo, mas não recomendo por razões óbvias de que vocês podem botar fogo em tudo!

Depois eu tive oportunidade de assistir mais uma vez uma das minhas bandas favoritas da vida, que se chama City and Colour, foi um show bastante intimista e gostoso.

Como falei, também acabei tendo uma experiência incrível de ir no mais famoso teatro de Chicago para assistir Keane, uma banda que eu ouvia demais na minha adolescência, mas fazia muito tempo que não ouvia, a nostalgia pegou forte.

E por último, foi no show Bring Me The Horizon. Quando saiu que eles fariam show no Allianz eu fiquei um pouco chateado, pois prefiro shows menores, no momento que falaram que ia ter um show em casa menor, eu corri para conseguir comprar, não poderia ter sido uma escolha melhor! O show foi absurdo de bom, saí de lá com uma dor fudida nas costas de tanto pular e faria de novo.

Shows 24

React Avançado de graça

No meio do ano após conversar com meu amigo Guilherme Louro, que criou o curso de React Avançado comigo, nós resolvemos liberar o curso de graça para todo mundo. E todo mês eu crio um cupom para quem quiser fazer. Esse foi definitivamente o meu curso de maior sucesso e também o maior que já fiz, com mais de 650 vídeos. Muitas coisas mudaram desde a criação do curso e já não fazia mais sentido tentar dar suporte/atualizar e por isso resolvemos disponibilizar, pois apesar disso, muito conteúdo ali ainda é interessante e pode ajudar bastante gente.

Volta a criação de conteúdo

Depois desses 2 anos de praticamente hiato, diria que começo a me sentir mais estável quanto a minha depressão e também posso dizer que estou recuperado do burnout que tive na época que trabalhei em startup e no React Avançado, sim burnout dura mais que você imagina.

Com isso, comecei a pensar em voltar a criar, sinto que já ajudei muita gente e também já fui bastante ajudado por esses conteúdos. Cheguei até a postar no LinkedIn perguntando se ainda teriam interesse em conteúdos e tive uma recepção bastante legal, então por que não né?

Spoilers

Não quero falar muito ainda, mas agora no finalzinho do ano comecei a montar um novo curso, com o intuito de ser algo leve e ao mesmo tempo divertido, afinal, programação e estudar não precisam ser chatos!

E também penso em voltar a escrever aqui e gravar vídeos lá para o meu canal do YouTube. Falar tanto de assuntos um pouco mais avançados e/ou experiências com meu trabalho, assim como também falar de assuntos diversos mesmo, sempre nesse formato mais de conversa intimista, que já faço há quase 10 anos! Aliás, o blog vai completar 10 anos exatos no dia 03 de Janeiro, quem aí lembra da primeira versão do blog feito em Jekyll e azulão?!

Um grande abraço a todos, espero que tenham tido um ano bem legal e que o ano que vem venha ainda melhor!