26 de dezembro de 2023 • 9 min de leitura
Meu ano de 2023
Retornando os posts de retrospectiva
Introdução
Uma tradição que eu perdurei por muitos anos, mas acabei não fazendo em 2022, é falar um pouco sobre como foi meu ano. Eu sempre gostei de fazer isso, pois me ajuda a refletir sobre o que aconteceu e também a planejar o que eu quero para o próximo ano.
Se quiser ver minha evolução ao longo de tantos anos, ficam aqui os posts anteriores:
- Meu ano de 2015
- Meu ano de 2016
- Meu ano de 2017
- Meu ano de 2018
- Meu ano de 2019
- Meu ano de 2020
- Meu ano de 2021
E outra tradição que sempre faço, é falar sobre música em todos os posts, então seguem algumas bandas que ouvi bastante no ano:
- Post Malone - Austin, não é surpresa que eu escuto bastante, mas como ele lançou album novo, eu escutei ainda mais.
- Stromae - como vai ver, eu estive na França, então escutei bastante Stromae, que é um cantor belga, mas que canta em francês.
Blog
Esse ano eu escrevi um pouquinho mais, absolutamente nada técnico, mas bom, a galera hoje em dia nem lê mais nada técnico mesmo né? Então, eu escrevi sobre:
- Valorize suas conquistas
- Feito é melhor que perfeito
- Está tudo bem não fazer nada
- Mude!
- Burnout dura mais que você imagina!
Foram posts bem pessoais e mais introspectivos, mas fiquei feliz que as pessoas chegaram a ler e gostaram. Até liberei novamente para ter comentários e tiveram alguns =)
Canal do YouTube
Eu não postei absolutamente nenhum vídeo em 2023, meu ano foi cheio e eu também não tive muita vontade de gravar nada. Confesso que eu sempre gostei mais de escrever do que gravar, além de ter que ficar postando com frequência sempre foi um desafio para mim. Parabéns para galera que consegue, porque não é nada fácil.
Então minhas estátiscas do YouTube ficaram assim:
Aí uma métrica para quem tem interesse em ganhos, um canal sem absolutamente nenhum vídeo publicado no ano, mas com cerca de 423k views faz em torno de 586 dólares. Não é muito, mas também não é nada mal para um canal que não tem nada novo.
Trabalho
Eu continuei trabalhando na Appcues e fui promovido para Staff Engineer, o que foi bem legal. Também cheguei a ganhar um prêmio um pouco antes sobre "Take pride in your work".
Apesar de ter sido inesperado ganhar o prêmio, fiquei bem feliz em ser reconhecido, pois eu realmente amo bastante o produto em que trabalho (Mobile) e me orgulho bastante do que construimos. Quando eu entrei, não existia esse produto e eu ajudei a criar do zero, posso falar "quando eu cheguei era tudo mato" =P
Ida para França e acidente!
Eu sempre fui apaixonado por Francês, não sei explicar o porquê, mas sempre gostei muito e queria melhorar meus aprendizados na língua. Para isso eu resolvi pesquisar onde poderia fazer um intercâmbio e daí que defini Lyon como destino.
O objetivo era ficar 3 meses, mas acabei ficando 2 meses e meio, acabei sofrendo um acidente no segundo dia que estava lá. Eu fui morar num studio que tinha um mezanino e durante a noite, eu meio que esqueci as escadas e também escorreguei nos degraus e caí de uma altura de quase 3 metros. Nessa queda, eu acabei deslocando meu ombro, pensei que daria para colocar no lugar de forma fácil, mas não deu. Lá fui eu às 5h da manhã no hospital, sem blusa porque não conseguia colocar e num frio de 3 graus.
No hospital eu descobri que iria precisar fazer uma cirurgia para fazer a redução, que é o processo de colocar no lugar, pois estava bastante grave. Tomei anestesia e horas depois acordei assim.
É engraçado que apesar dessa queda e de ter que ficar imobilizado por 3 semanas, eu consegui me virar sozinho e foram dias ótimos. Era só engraçado que eu tinha que explicar sempre o que havia acontecido. Acho que nunca decorei o verbo "tomber" (cair) tão bem.
Chamonix
Apesar do acidente, eu consegui fazer algumas coisas bem legais, como ir para Chamonix, que é uma cidade que fica no pé do Mont Blanc, a montanha mais alta da Europa. Eu sou apaixonado por montanhas, então foi um sonho realizado.
Tirei algumas fotinhas por lá, se quiser ver mais, estão no meu Unsplash.
Retorno ao Brasil
Como falei, eu ia ficar um tempo a mais, porém resolvi retornar antes para fazer uma surpresa a minha mãe no dia do aniversário dela. Ela quase teve um infarto quando eu cheguei, mas foi bem bonitinho e divertido. Eu até postaria o vídeo que fiz dela, mas ela me mataria, então não vou postar.
Frontinsampa, SP e apartamento
No meio do ano eu fui para SP para o Frontinsampa, deu para me divertir bastante e ver uma galera que eu não via há muito tempo. Dei uns rolês com o Mario Soutinho também.
Mas minha ida a SP tinha um objetivo maior, que era ver apartamentos para comprar. Eu sou de uma cidade no interior do RJ chamada Petrópolis, é uma cidade bem bonitinha e calma, só que calma até demais. Eu queria um pouco mais de coisas para fazer e também estar próximo de mais gente que eu conheço.
Foi um processo bem cansativo, mas no final deu tudo certo. Eu comprei um apartamento que gostei bastante e que fica próximo de tudo que eu preciso. Ainda não me mudei, mas estou bem ansioso para isso. Inventei de contratar arquiteta para fazer uma reforma para deixar com minha cara e aí está no processo. Dica, reforma custa muito mais do que você imagina, então se for fazer, se prepare para gastar mais do que você imagina....
Seattle e LA
Essa viagem foi uma loucura, mas que deu muito certo. Um dia estava conversando com meu amigo Ramon Medeiros, que é tão fã de The Last of Us quanto eu, que seria maneiro ir para Seattle ver as locações do segundo jogo, que ficaram muito perfeitas. Ele super topou a ideia e nisso eu comecei a pesquisar os preços. Voo para Seattle era absurdamente caro, então resolvi ver para LA, que era bem mais barato e de lá ir para Seattle.
Foi assim que aproveitamos tanto Seattle quanto LA. Em Seattle eu ainda pude ver um dos meus melhores amigos, que é o Marcus Silva que mora em Vancouver e foi de carro para me encontrar.
Seattle é uma cidade incrível, gostei de cada detalhezinho e foi ainda mais incrível que fizemos várias montagens entre fotos do jogo e os lugares de verdade. Sempre achei esses vídeos comparativos mó legais e dessa vez era eu fazendo! Ainda tive oportunidade de assistir um jogo de futebol americano do Seattle Seahawks e nossa, que experiência incrível, o estádio é gigantesco! Até mesmo quem não conhece as regras, consegue se divertir bastante.
Você pode ver mais das minhas fotos de Seattle no meu Unsplash.
Depois de Seattle, ainda aproveitamos 3 dias em LA, eu gostei da cidade e claro que o ponto mais alto para mim foi a ida em Venice Beach. Mas também teve a ida na Universal Studios para o Parque do Mario! Quem me conhece sabe que eu não sou grande fã de parques, mas esse foi diferente e bem divertido. Te falar que queria ter passado até mais tempo lá para ver todas as coisas com mais detalhes.
Além disso, pude assistir uma premiere no Teatro Chinês, meu Deus, que cinema meus amigos, que cinema! Eu nunca tinha visto um cinema tão grande e tão bonito, foi uma experiência incrível.
Você pode ver mais das minhas fotos de LA no meu Unsplash.
Desafios e exaustão
Agora no último trimestre do ano, tive desafios bem grandes na Appcues, que me drenaram bastante energia. No final tudo deu certo e conseguimos entregar tudo que precisávamos, mas foi bem cansativo. Acabou que agora resolvi tirar umas férias e retorno só dia 8 de Janeiro, espero que esse tempo ajude a recarregar as energias.
E o ano que vem?
Todo ano eu traço alguns objetivos, esses ficam só para mim, mas espero que eu consiga realizar boa parte deles.
E vocês? Tiveram um bom 2023? O que aconteceu de mais legal para vocês? Me contem nos comentários!