Uma foto minha vestido com o uniforme da Grifinória do Harry Potter

Willian JustenSoftware Engineer

Instrutor na Udemy, escrevo sobre o mundo front end, viagens, vida pessoal e mais.

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Lista de dicas de SEO para Devs

Algumas dicas que podem ajudar o seu site se destacar nas pesquisas do Google.

Introdução

Fala pessoal, o post de hoje, é na realidade uma tradução/adaptação de um post. Eu já escrevi um post sobre SEO antes, mas como são informações diferentes, achei válido de compartilhar aqui.

Enquanto escrevo, vou ouvindo um dos melhores lives que já ouvi na vida, que é o album Guide me back home (Live) do City and Colour. As músicas são lindas demais e a interação dele com o público deixa tudo ainda mais legal.

Mas bom, vamos logo ao post!

Preparando para lançar ou migração

  1. Coloque o seu domínio para renovar automaticamente. Pode parecer óbvio, mas muita gente já perdeu o domínio porque esqueceu de renovar.
  2. Instale o Google Analytics ou outro similar.
  3. Certifique-se de seguir todas as boas práticas com as meta tags.
  4. Configure o Search Console da Google no seu site. Ele permite você saber como as pessoas estão alcançando seu site, por quais palavras na busca e até mesmo sua posição na busca.
  5. Ajude o Google a entender o conteúdo do seu site usando dados estruturados. E teste esses dados na própria ferramenta deles.
  6. Use ferramentas para testar o seu SEO, desde o Lighthouse, até ferramentas externas como Screaming Frog ou Neil Patel SEO.
  7. Verifique se o seu site é amigável para mobiles, desde o visual até a performance. 53% das visitas são abandonadas se o site mobile demora mais de 3s para carregar.
  8. Revise os erros mais comuns que desenvolvedores cometem quando criam um site mobile.
  9. Diga para os mecanismos de pesquisa qual URL usar. A Moz descreve que isso (criar canonical links) é a maneira de previnir problemas causados por conteúdos iguais ou "duplicados" de aparecerem em múltiplas URLs.
  10. Use https: desde 2015, Gary Illyes da Google diz que se as páginas forem identificadas como iguais, o sistema irá priorizar sempre o https, indicando um domínio seguro.
  11. Identifique suas images usando o alt. Os sistemas de busca não enxergam imagens sem um texto que consiga descrevê-las. Sem contar que isso é extremamente importante para acessibilidade.
  12. Crie URLs amigáveis. Nada de urls gigantescas, com números e letras desordenadas. Isso só vai prejudicar com que as pessoas tentem acessar.
  13. Se seu site possuir uma pesquisa tente instalar o search box no seu site para que seja possível pesquisar através do Google. Uma imagem mostrando o search dentro do próprio Google
  14. Numa migração, tome algum tempo para verificar todos os casos de páginas 404 e crie redirects para os seus devidos links.
  15. Tenha um olhar crítico para a usabilidade. Será que seus usuários querem que o vídeo toque automaticamente? Esse menu faz sentido?
  16. Use formulários de contato ao invés de só passar o seu email para evitar spams.

Após o site ser lançado

  1. Veja quantas páginas estão sendo indexadas no Google usando site:yourwebsite.com na busca do Google.
  2. Conforme o site for mudando e novas urls forem aparecendo, peça ao Google para rastrear novamente seu site.
  3. Veja os erros do Google no Search Console. Uma imagem indicando os erros do site
  4. Atualize seu sitemap removendo URLs não canônicas e páginas 40x antes de submeter o sitemap.
  5. Escreva um markup que ajude as buscas
  6. Fique sempre de olho na velocidade do seu site. No lançamento o site pode estar lindo e rápido, mas se não continuar checando frequentemente, a velocidade pode ser prejudicada por imagens grandes e outros conteúdos que talvez não fossem necessários.
  7. Verifique por links quebrados e sempre redirecione para os corretos.
  8. Verifique se os backlinks não foram perdidos com a migração do site ou o novo design. O Ahrefs é uma boa ferramenta para descobrir isso.
  9. Use sites como Signals, Mozcast ou Barracuda para ficar atento a mudanças no algoritmo de busca do Google que podem impactar seu site.

Conclusão

O design do site é uma grande parte do SEO e essa lista pode te ajudar no lançamento ou migração do seu site. A empresa que escreveu esse post tem estudo de caso onde eles duplicaram os acessos de um cliente, então é algo que realmente funciona.

A Google atualizou recentemente o Guia de SEO deles, vale dar uma olhada também.

E se você tiver alguma dica, bota aí nos comentários =)