29 de dezembro de 2015 • 8 min de leitura
Meu ano de 2015
Foi um ano ruim? Definitivamente NÃO, pelo menos para mim. Aqui vou falar sobre algumas das experiências e coisas que aprendi no ano.
Introdução
Como já é de praxe, depois de tantos posts, estou escrevendo mais um post, ouvindo música! =D
E para não deixar de ser diferente, é de uma banda desconhecida pelo menos para mim chamada Metric. Eles tocam uma mistura de synth pop com new wave e rock, pode parecer uma mistureba danada, mas é muito boa.
Resolvi fazer esse post depois de ver alguns reviews pela Net como o do Ponyfoo e da Una Kravets, as vezes alguém está interessado em saber como foi meu ano -sqn, enfim, é também para guardar de recordação.
Nascimento do Blog
Sim, para alguns pode parecer que esse blog é mais velho, mas não é. Ele nasceu no dia 03 de janeiro depois de milhares e milhares e milhares de enrolações. Eu sentei em frente ao computador e me decidi que só ia sair quando estivesse pronto e assim foi. Dia 2 de Janeiro estava virando a noite para ter o blog pronto e lançá-lo no dia 3 a tarde.
A ideia da criação do Blog era só para ter um lugar onde colocar coisas que eu ia estudando e ajudar quem quisesse ou seja, ninguém. Meu amigo, Guilherme Louro, ficava falando todo dia para eu colocar algo meu no ar, nem que fosse uma página só com meu nome e contatos. Ele já fazia vários freelas e eu era curioso para fazer, mas nunca conseguia nada, o Blog foi minha última cartada e funcionou até melhor do que eu esperava =D
Quando eu lancei o blog, falei em alguns grupos do Facebook que eu participava (uma pena que a maioria está bastante parada =/) e o feedback foi praticamente instantâneo! Uma galera estava curtindo e compartilhando e nas primeiras 24h eu já tinha tido pouco mais de 2k visualizações, que para mim já era absurdo xD
Eu fiquei super feliz com a repercursão e no mesmo tempo o Fernando Daciuk estava na onda de escrever 1post por dia, resolvi ir na onda também. E caramba, como é DIFÍCIL, acho que eu não devo ter conseguido nem 4 dias seguidos, mas não deixei de escrever não, escrevi no meu tempo e estava feliz.
Reconhecimento
E com o Blog, eu posso dizer, sim, meus amigos o Acre existe! E tem gente que acessa de lá. Engraçado que eu acabei conhecendo um dos caras de lá que acessa. E também pude conhecer pessoalmente um camarada lá do Amazonas que a primeira coisa que falou quando me viu foi:
Tu é o cara do Blog Azul não é?
Aliás, uma coisa que eu não posso reclamar é do carinho e reconhecimento da galera, já foram várias mensagens privadas e abertas. Tem uma em especial que eu fiquei bastante feliz de ter recebido:
"Cara, direto vejo e revejo seus posts, eles tratam de uma maneira diferente, parece que vc entende o que a galera q tá iniciando tá passando... Não conheço nenhum post que tem esse tipo de abordagem tão perfeito igual ao teu. Vc tá me inspirando a querer estudar mais e ter mais foco. Vlw ae e continue com o trabalho! Abraço!" - Vinicius Faria
Estatísticas
Foram 54 posts neste quase 1 ano, falei sobre várias coisas, desde assuntos não tão técnicos como técnicas de aprendizado até muitos e muitos assuntos de svg, que é minha paixão.
Agora no final do ano, posso dizer que meu blog teve muito mais acessos que eu jamais imaginava! Foram mais de 250 mil acessos do Brasil e fora dele. Não sei se esse é um número bom ou ruim, mas quem se importa?! To feliz para caramba!
E os 10 posts mais acessados foram:
- Como se tornar um Desenvolvedor Front End
- Como criar seções Fullscreen com CSS
- Começando com ReactJS
- 3 Meses de Globo.com
- Alguns seletores CSS importantes para Aprender
- Devo fazer faculdade?
- Técnicas de Aprendizado
- Como ter Domínio Próprio no Github Pages
- Usando SVG Sprites
- Animações em SVG com CSS
Eventos
Esse foi O ano dos eventos para mim, eu fui em tantos que nem sei quantos foram, pior que acabei perdendo várias das credenciais =/
Queria ter ido até em mais, mas a falta de $ e tempo, impediram de ir em alguns.
Nunca vou esquecer dos meus momentos de tristeza/desespero quando eu achei que iria perder meu voo para Porto Alegre, meus amigos devem rir de mim até hoje =x
E dessa vez eu não fui só para assistir, eu também fui para palestrar! Passei por alguns lugares aí (Rio, BH e Bahia) contando algumas mentiras, e o pior, uma galera curtiu!
@Willian_justen mandou pra caralho na palestra sobre SVG, Topíssiomo! #FrontEndCarioca #fec2015 @frontendcarioca
— Emerson Thompson (@thompsonweb) September 26, 2015
Criando experiências com SVG com @Willian_justen ! Já li várias postagens do blog, e agora ao vivo #fec2015 pic.twitter.com/nURy7XvTyp
— Igor (@igorsfa) September 26, 2015
Foi uma oportunidade bem legal, eu assistia caras muito bons palestrando e imaginava se algum dia poderia fazer o mesmo e bom, consegui e nem foi tão difícil molhei a mão de alguns organizadores...
Eu palestrei no mesmo evento que o Fernando Masanori! Esse cara é uma lenda do Python para mim <3
Networking
Nesses eventos, a gente sempre acaba conhecendo várias pessoas, que acabam virando amigos e eu não poderia deixar de agradecer a alguns desses aqui:
- Jonas Mendes - acabei conhecendo na BrazilJS, cara gente boa para caramba, que me ajudou a encontrar um teto em Porto Alegre de madrugada! E que, em breve, vamos trabalhar juntos o/
- Yan Magalhães - mineirinho de bom coração, fui para BH palestrar lá e ele também veio para o Rio me ver palestrar, cara que mais vai a eventos que eu conheço.
- Gabriel Barbier - um dos que presenciou meu desespero para chegar ao aeroporto na viagem de Porto Alegre e também ajudou pacas.
- Jader Gomes - mais um baiano que veio para o evento me prestigiar
e pegar carioquinhas... - Thales Marchetti - cara gente boa pacas que conheci no evento do imasters e graças a ele, arrumei meu novo teto no Rio.
Enfim, teve muiiiita gente que eu conheci (peço até desculpas por não colocar todos), que eu revi, e é por isso que eu digo que vale a pena ir a eventos!
Opensource
Esse ano eu decidi me dedicar um pouco a mais nesssa área, seja para divulgar algo, seja para estudar ou até mesmo para guardar alguma coisa que eu usava e outros poderiam usar também.
Os projetos que eu destaco desse ano para mim foram:
- Screamer.JS - foi um projeto de Hackday que eu fiz com um ex estagiario da Globo e hoje contratado, Paulo Oliveira. Tínhamos uma reclamação comum por lá sobre a falta de notificações desktop, demos uma olhadinha em como funcionava a API e resolvemos criar um plugin bem simples que pudesse ser usado lá e em qualquer lugar. Há pouco tempo descobri que ele está sendo usado na prefeitura de Manaus!!
- Template do Blog - uma galera curtiu tanto o visual do blog, que eu acabei separando o tema num projeto separado e uma galera tem usado! Também descobri que um grupo de Devs do Paraná usou o template para criar o deles, que ficou super lindão com as modificações.
- FreeTime - projeto que eu tive o orgulho de participar e ajudar.
- Reveal Boilerplate - um boilerplate simples que eu criei para as minhas apresentações e que resolvi abrir a todos. Inclusive criei um post sobre ele e acabei descobrindo váaarias apresentações por aí usando ele <3
Enfim, não commitei todos os dias do ano, não tive milhões de stars em todos os meus projetos, mas tive uma coisa melhor ainda, que foi ver os projetos sendo utilizados, isso vale mais que 1000 dias seguidos de commit! =D
Pretendo continuar criando coisinhas para que todos possam usar e que venha 2016!
Ano novo, vida nova, blog novo...
Bom, além dos eventos e dos commits, eu tive o prazer de trabalhar esse ano na Globo.com, mais especificamente no time Esportes1
do Globoesporte. Participei no projeto dos Jogos Pan Americanos de Toronto e também numa das frentes para construção do novo Feed da Globo.com. Falei até um pouco sobre isso no post de 3 meses de globo.com.
Aprendi muita coisa, tanto em desenvolvimento, quanto comunicação, organização e pessoas. A empresa é gigante, tem muitas pessoas, muitos projetos, milhões e milhões de acessos em todos os produtos. Foi uma oportunidade incrível e que com certeza adicionou bastante ao meu currículo.
Mas...devido a certos objetivos pessoais, eu estou saindo da globo.com e indo para Huge, uma agência premiada e com base em vários lugares do mundo. Eles possuem trabalhos bem bacanas e estou indo para lá, para somar a equipe de FrontEnd, que é minha grande paixão =D
E não pára por aí, tem mais uma novidade, passei o dia de ontem redesenhando meu blog e em breve estarei lançando o Blog 2.0, espero que curtam =)
Mas pera aí...e as metas?
Exatamente isso, não tem meta! Quando a gente atingir a meta, nós dobramos a meta!
O negócio é ser feliz, estar num lugar legal e fazer um trabalho bem feito, o resto se conquista. Um abraço a todos, muito obrigado por ler o blog desse maluco aqui e um Feliz 2016!