27 de dezembro de 2018 • 7 min de leitura
Meu ano de 2018
Cursos novos, canal no Youtube, foco em saúde e um pouco mais. Um pouquinho desse meu ano e algumas metas para o ano que vem.
Introdução
Como todo ano eu faço, esse post aqui serve para eu revisitar um pouco de como foi meu ano e até mesmo para analisar minha evolução de acordo com os anos anteriores. Se você quiser comparar também, seguem aqui os posts dos outros anos:
Como sempre, vou ouvindo música enquanto escrevo esse post. E dessa vez, escuto Little People, é um DJ suíço que combina umas batidas bem interessantes e lentas, criando uma atmosfera bem legal, ótimo para programar/escrever, vale ouvir! =)
Meu Blog
Apesar de não ter nenhum layout novo, eu fiz várias mudanças no blog com foco em performance, que acabou até gerando uma série de posts.
Dentre as mudanças feitas, foram:
- Adição do muiiito pedido Night Mode
- Mudança para usar fontes do sistema
- Uso de critical css inline no Jekyll
- Uso de script para varrer links quebrados
- Adaptando o blog para PWA com artigos offline e até joguinho!
- Migração para a Netlify
Com essas mudanças e posts, eu escrevi um total de 24 posts. Não é número muito grande, mas fiquei feliz de saber que escrevi 5 posts a mais que o ano passado. Com isso, os meus acessos foram:
Até o dia que verifiquei (22 de Dezembro), foram 478 mil views e 189 mil usuários. Não sei dizer se esse é um número bom ou ruim, mas foi maior que do ano passado e para um blog pessoal, onde eu infelizmente não consigo dar toda a atenção do mundo, me parece bastante.
Os posts mais acessadas do ano foram:
- Como fazer seu site funcionar offline com PWA - um assunto falando em exaustão no ano de 2017 e que continuou em 2018, teve um grande acesso orgânico via Google.
- Começando com React - eu confesso que tenho até vergonha de ter esse post, ele é de 2015, mas ele é super bem rankeado no Google e a galera acessa até hoje. Isso me lembra que preciso fazer uma série mais completa e atualizada.
- Como colocar seu site no ar de graca - com um título click-bait desses, não tinha como não rankear bem. Mas foi por um bom motivo, nele eu apresento o Netlify, que é a melhor coisa que vi em 2017.
- Nem React, nem VueJs. Saúde deve ser uma prioridade - é muito possível que ele tenha caído em muitas buscas do Google, mas fico feliz que as pessoas se preocuparam em abrir para ler. Esse ano foi um dos que mais precisei mudar essa chave e focar em saúde, falarei mais disso a frente.
- Minhas experiências com Trabalho Remoto em TI - foi o último post que escrevi, mas já teve view para caramba. É um assunto bem legal e tentei escrever bastante sobre.
- Guia: como contribuir com Open Source - esse é um post imeeeenso que teve um grande número de acessos via rede sociais, alguém famoso deve ter retweetado, muito obrigado, aposto que deve ter sido o @felipefialho_.
Cursos
Eu nem lembrava, mas eu lancei o meu curso de Git e Github na Vida Real no início desse ano. Fiz esse curso depois de vários pedidos por alguma coisa mais real e com workflows de empresas que eu já tivesse trabalhado, visto que o meu curso de Git e Github para iniciantes era muito simples.
Depois disso, eu resolvi lançar um mini-curso gratuito e como eu achava muito simples para passar por todo o processo da Udemy, resolvi me aventurar pelo Youtube e criei um canal.
Lá eu criei um curso simples sobre Netlify, onde eu falo sobre a ferramenta e como usá-la do início ao fim. Achei bem legal pois quase ninguém conhecia e váaaaarios vieram me agradecer depois por ter apresentado. O mais legal foi quando um dos designers do Netlify que é português veio conversar comigo e agradecer pelo conteúdo xD
E por último, eu lancei em parceria com meu amigo Guilherme Louro, o curso Aprenda a criar sites animados com Greensock
, onde falamos sobre essa biblioteca fantástica que poucas pessoas conhecem.
Esse ano eu alcancei a incrível marca de mais de 60 mil alunos! O que só me motiva ainda mais =)
Para o ano que vem, eu tenho algumas coisas em mente, vamos ver o que vai rolar. ~~Vai ter coisa de React sim, pode deixar.~~
Trabalho
Assim como ano passado, eu continuo trabalhando remoto no Core Team da Toptal, escrevi sobre esse tempo trabalhando lá e respondi várias perguntas aqui nesse post.
Apesar de terem várias mudanças de pessoas, eu permaneço no mesmo time desde quando entrei, onde basicamente a gente trabalha com as páginas públicas da empresa (toda e qualquer página que você como usuário normal pode acessar). Nós refizemos alguns layouts, mas nada de muito diferente/inovador, agora estamos fazendo umas outras coisas mais legais e espero que no ano que vem já possamos mostrar =D
Viagens
Diferente do ano passado, esse ano eu fiz menos viagens e somente pela América do Sul.
Eu passei 20 dias no Peru com a minha namorada, onde a gente foi desde Cusco/Machu Picchu até as águas mais azuis da minha vida lá no norte. Se tiver interessado no roteiro, só ler o post, tem várias coisinhas legais. Se quiser só ver/baixar as fotos em qualidade alta, só acessar meu Unsplash.
E agora no final do ano, eu passei 15 dias no Chile com minha melhor amiga/irmã. Vi vários vulcões legais na região dos lagos que fica no centro sul e também uns passeios por Valparaíso/Viña del Mar/Santiago. Vou ficar devendo o post sobre essa viagem por enquanto, mas prometo que assim que eu escrever, volto aqui para atualizar.
Não tive tempo nem de ver/editar as fotos ainda, vai uma que editei pelo celular, a qualidade está ruinzinha, mas depois posto fotos legais no Unsplash.
Saúde
Essa foi a parte mais complicada e importante do ano para mim. Eu passei por alguns problemas chatos de saúde e por isso, viajei menos, praticamente desisti de palestrar e também trabalhei menos.
Para quem é mais próximo de mim, sabe que eu nunca liguei muito para saúde, sempre quis estudar e estudar, trabalhar por horas sem sequer me levantar da cadeira. E bom, uma hora o corpo cansa e foi isso que me aconteceu.
Foi até por isso que fiz o post Nem React, nem VueJs. Saúde deve ser uma prioridade, como um alerta não só para mim, mas para todos de que se você não se cuidar, não adianta saber mil coisas, seu desempenho vai cair se a sua saúde estiver ruim.
Nessa minha viagem ao Chile, eu estava com o objetivo de escalar um vulcão, sabia que estava com limitações, mas queria tentar mesmo assim. E bom, serviu mais ainda para ver que a minha vida sedentária me prejudicou pacas. Eu não consegui chegar até o topo e foi um baque bem grande.
Uma das minhas principais metas para o ano que vem não é aprender Vue ou criar mil projetos Open Source, mas sim deixar a vida sedentária e ter uma vida mais saudável, onde eu consiga fazer as atividades que eu sempre amei, seja viajar, escalar montanhas ou até mesmo trabalhar melhor.
Ahhh, como poderia me esquecer, eu arrumei uma gatinha para me fazer companhia já que trabalho em casa, o nome dela é Arya =)
Conclusão
Esse foi meu ano, não foi um ano tão agitado como ano passado mas tiveram várias coisinhas legais. Minhas metas para o ano que vem são basicamente continuar escrevendo nesse blog, criar outros novos cursos, viajar, mas principalmente, focar na minha saúde.
E você? Como foi seu ano? Quais suas metas para o ano que vem? Escreve aí nos comentários ou se tiver um blog/medium, escreve lá e posta o link aqui =D
Um bom final de ano para todos vocês e um ano novo melhor ainda!